Este ano, o Festival Literário de Muzambinho (FELIM), que começa na segunda-feira (11), às 19h, presta homenagem ao escritor e professor Domingos Mazzilli Jr. A abertura será na Avenida Dr. Américo Luz e contará com a apresentação da Banda Municipal Santa Cecília, marcando o início de uma semana dedicada à literatura e à cultura na cidade.
Residente em Muzambinho , a artista, iniciou sua formação acadêmica em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFMG e em Artes Plásticas na Escola Guignard (UEMG), sem concluir os cursos. Posteriormente, graduou-se em Medicina pela UFMG e especializou-se em Psiquiatria, História da Arte (PUC Minas) e Arte, Cultura e Contemporaneidade (UEMG).
Apesar da formação médica, dedica-se exclusivamente à arte, com um percurso consolidado em mais de 20 exposições individuais, realizadas em espaços de referência como o Palácio das Artes e o Museu Inimá de Paula (Belo Horizonte), o Sesc Pompeia (São Paulo) e o Museu da Mulher (Lisboa). Também participou de feiras e eventos como a SP-Arte e a Arte BH.
Sua produção transita entre bordados, objetos, assemblages, vídeos, instalações e fotoperformances. Criadora da personagem-curadora Susan O. Campo, seu alter ego, a artista explora temas ligados à identidade, ao feminino, ao universo doméstico e à intimidade, costurando memórias e objetos cotidianos em diálogo com a crítica e o questionamento dos limites da arte contemporânea.
Para o Secretário de Cultura, Wilson Dias, “o reconhecimento do trabalho do Mazzilli esta perpetuado na Casa da Cultura Dr. Licurgo Leite, onde a sala de exposição tem uma foto e recebe o nome do artista. O festival traz mais um reconhecimento desse profissional que leva o nome de Muzambinho na alta e faz parte da historia do município. A administração Paulinho e Juninho Bócoli reconhece o talento impar do artista” falou Wilson.
A programação completa do festival pode ser acessada no link: https://felim-mg.com.br/
E a cobertura completa dos 6 dias de evento, você confere na próxima edição impressa de A Folha Regional.