4UM Investimentos arrematou o processo licitatório promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres na quinta-feira (29), em São Paulo
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes (MT) promoveram na quinta-feira (29), na B3, em São Paulo (SP) o processo licitatório da BR 381-MG. O vencedor, a empresa 4UM irá investir R$ 9 bilhões (Capex e Opex) em 30 anos de concessão.
O grupo apresentou o valor de desconto de tarifa de 0,94% sobre a Tarifa Básica de Pedágio (TBP) de pista simples (R$ 0,18380/km) e de pista dupla (R$ 0,25732/km), com data base de jan/23. O fundo vencedor, que tem como um dos participantes o grupo mineiro Aterpa, fez o melhor lance na rodada inicial.
Em seu discurso, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, destacou que é o fim da alcunha de “rodovia da morte”.
“Com os investimentos de R$ 9 bilhões em 30 anos, a concessão se transformará em rodovia da vida!”, comemorou.
O diretor da ANTT Guilherme Theo Sampaio também celebrou.
“Essa é uma vitória para o cidadão brasileiro e, especialmente, para os mineiros. Eu, como mineiro e usuário frequente da rodovia, tenho uma alegria em especial. Sofremos com a licitação deserta ano passado, mas voltamos para a prancheta. Ouvimos ativamente toda a sociedade e os investidores. Agora a rodovia vai prosperar para as vidas e o setor produtivo!”.
Trata-se de concessão do Sistema Rodoviário composto pela BR-381/MG, por 30 anos, no trecho com início em Belo Horizonte/MG, no entroncamento com a BR-262/MG (p/ Sabará) até o entroncamento com a BR-116/MG (Governador Valadares/MG), com extensão total de 303,4 km.
O leilão tem o objetivo de concessão de serviço público, precedida da execução de obra pública, compreendendo a exploração da infraestrutura e da prestação dos serviços de recuperação, manutenção, conservação, operação, monitoração, implantação de melhorias, manutenção do nível de serviço e ampliação de capacidade do sistema rodoviário da BR-381/MG.
Benefícios
A rodovia receberá mais de R$ 9 bilhões em investimentos (Capex e Opex). Entre as melhorias previstas:
27,3 km de duplicação em obras remanescentes;
106,44 km de duplicação em obras de ampliação de capacidade;
83 km de faixas adicionais;
51 correções de traçado;
23 passarelas para travessia de pedestres;
um ponto de parada e descanso para caminhoneiros;
áreas de escape.
Todos os municípios que fazem parte da referida malha rodoviária serão beneficiados pelo empreendimento (diretamente e indiretamente): Antônio Dias; Barão de Cocais; Bela Vista de Minas; Belo Horizonte; Belo Oriente; Bom Jesus do Amparo; Caeté; Coronel Fabriciano; Governador Valadares; Ipatinga; Jaguaraçu; João Monlevade; Nova União; Naque; Nova Era; Periquito; Sabará; Santa Luzia; Santana do Paraíso; São Gonçalo do Rio Abaixo; Timóteo.
O projeto de concessão tem a estimativa de 79.688 empregos diretos, indiretos e efeito-renda.
Grupo Aterpa
Formado pelas construtoras Aterpa, Sam e JDantasS, o Grupo Aterpa é expert em soluções construtivas integradas na área de infraestrutura. Fundado em 1951, o início foi na engenharia rodoviária e, logo depois, avança para projetos nas diversas áreas da infraestrutura nas décadas seguintes e com infraestrutura de grande porte.
(Fonte: Itatiaia)