Luiz Paulo, de Carmo de Minas, é o primeiro brasileiro a se tornar “Lenda Mundial do Café Especial”
Luiz Paulo, de Carmo de Minas, é reconhecido como uma das primeiras “Lendas Mundiais do Café Especial”O produtor mineiro Luiz Paulo Dias Pereira Filho, de Carmo de Minas (MG), entrou para a história ao ser nomeado uma das seis primeiras “Lendas da Excelência” pela Alliance for Coffee Excellence (ACE), entidade internacional que organiza o Cup of Excellence, o mais importante concurso de qualidade de café do mundo.
Com o título, Luiz Paulo torna-se “hors-concours” do Cup of Excellence, integrando um grupo restrito de produtores que marcaram época na cafeicultura global. A homenagem será entregue no dia 1º de novembro, durante a cerimônia oficial de premiação do concurso, realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em São Paulo
Reconhecimento à excelência e à liderança
Criado neste ano, o título “Lendas da Excelência” celebra produtores que, ao longo dos anos, mantiveram qualidade excepcional, inovação e compromisso com a sustentabilidade. Segundo a ACE, a homenagem reconhece não apenas a excelência dos cafés produzidos, mas também o impacto positivo que esses líderes exercem em suas comunidades.
“Além de produzir café de classe mundial, as ‘Lendas da Excelência’ também são líderes em suas comunidades. Cada um desses produtores causou um impacto duradouro ao investir em programas sociais, educacionais e de sustentabilidade que fortalecem a próxima geração de cafeicultores”, destaca o
Orgulho mineiro e compromisso com o futuro
Luiz Paulo é o primogênito de uma tradicional família de produtores da Mantiqueira de Minas, região que detém a maior nota da história do Cup of Excellence no Brasil – 95,85 pontos, conquistada em 2005 por Francisco Isidro Pereira.
Com mais de 20 premiações no Cup of Excellence e passagem marcante como presidente mais jovem da BSCA, Luiz Paulo celebra a honraria como um símbolo do reconhecimento internacional do café brasileiro.
“Essa honraria, que me deixa muito orgulhoso, prova que o Brasil é referência em café especial. Temos quase três séculos de história na cafeicultura, com inovação constante, respeito ao meio ambiente e compromisso com as pessoas das nossas comunidades”, afirma o produtor.
Ele destaca ainda o papel do conhecimento e das trocas internacionais como pilares de seu trabalho.
“Já estive em mais de 35 viagens ao Japão e em diversos países produtores. Essas experiências nos permitem aprender, inovar e trazer o melhor do mundo para o café especial brasileiro. Hoje podemos dizer com orgulho que o Brasil ocupa posição de destaque no cenário global”, acrescenta.
Um seleto grupo de seis nomes
Além de Luiz Paulo, também foram reconhecidos como Lendas Mundiais do Café Especial os produtores:
Benjamin Paz (Honduras) – 5 vezes vencedor do Cup of Excellence
Juan Diego De La Cerda (Guatemala) – 13 vezes
Ernesto Menéndez (El Salvador) – 5 vezes
Manuel Antônio “Toño” Barrantes (Costa Rica) – 10 vezes
Olman Valladarez (Nicarágua) – 14 vezes
(Colaborou: Valeria Vilela)