Muzambinho, 5 de dezembro de 2023

Café do Campus Muzambinho será consumido pelo MEC

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho retornou da 3ª Semana da Educação Profissional e Tecnológica em Brasília com uma grande novidade. O Diretor-Geral do Campus anunciou a venda direta de uma tonelada de café para o Ministério da Educação. A entrega do produto ocorrerá em duas remessas, ontem aconteceu a primeira, 30 de outubro de 2023, na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC).

A iniciativa contou com a participação do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira; o Diretor da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli e a Subsecretária da Subsecretaria Assuntos Administrativos, Jussara Cardoso.

O Diretor-Geral, professor Renato Aparecido de Souza, foi pessoalmente entregar o pó de café que será consumido em todo o Ministério da Educação. “É sempre muito bom celebrar resultados! Mas quando celebramos envolvendo nossos estudantes e nossos servidores, sobretudo com reconhecimento de instâncias superiores e para além de nossos muros, é uma sensação que vale a pena e dá sentido no propósito de nossa Instituição de Ensino. Entregamos não somente o café para o ministério da Educação, que para além do recurso financeiro que será ótimo para o orçamento do Campus, mas o fruto de uma formação humana e técnica que dignifica e promove o desenvolvimento da cafeicultura de nossa região”.

O servidor Juliano Francisco Rangel, Coordenador Geral de Produção do Campus, acompanhou a ação e destacou o potencial da venda. “O Campus Muzambinho possui uma Escola Fazenda e gera diversos produtos de altíssima qualidade. Durante a entrega demos um importante passo para que a SETEC/MEC consuma o nosso produto, no caso o café, e avistamos adiante a possibilidade da continuidade de fornecimento dos nossos produtos para o Governo, assim criando uma renda extra para as unidades produtivas das Escolas Fazenda do IFSULDEMINAS”.

O café do Campus Muzambinho se tornou ainda mais conhecido na capital do Brasil durante a 3ª Semana da Educação Profissional e Tecnológica. O café foi servido aos participantes pelos próprios estudantes que fazem parte do Projeto da Cafeteria Escola.

O professor José Marcos Angélico de Mendonça é o responsável pelo Laboratório de Café e destaca a importância do momento. O professor revela que sempre houve esse anseio, pois esta ação consolida o trabalho de muitos anos de uma grande equipe que envolve muitos estudantes. “A gente visualiza o resultado do ensino profissional acontecendo na prática, a geração de aprendizagem, a geração de tecnologia, a formação de cidadãos críticos, responsáveis, competentes, dedicados e atenciosos, humanos e que conseguem compreender o seu papel. Entendemos que estamos caminhando de maneira sólida e consistente para atingir a nossa missão institucional”.

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura, Jaciel Antônio de Magalhães Batista, atualmente trabalha no Setor de Industrialização do Café e contou sobre a satisfação de conhecer o Ministério da Educação, conversar com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira e apresentar o trabalho que é desenvolvido no Campus Muzambinho.

Mateus Henrique de Melo, estudante de Engenharia Agronômica, falou sobre a sua gratidão em representar a equipe da qual faz parte e poder apresentar o trabalho que todos desenvolvem juntos. Ele encara a oportunidade de ter estado no MEC como uma possibilidade de abertura de outras portas para que os integrantes do Grupo de Estudos em Cafeicultura e da Empresa Soma Jr possam propagar a cultura cafeeira.

Alice de Melo Matos está entre as estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura e participou da reunião com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica. De acordo com ela, comentou com o Secretário sobre o fato do momento ir muito além do ato de servir um café, mas estavam todos ali para uma troca de experiências e com a possibilidade de realizarem algo maior.

Texto: ASCOM – Campus Muzambinho
Fotos: cedidas pelo professor Renato Aparecido de Souza

Notícias Recentes

plugins premium WordPress