Sessão foi marcada pelo reconhecimento às atividades sociais da maçonaria e pela entrada de novas propostas do Executivo e Legislativo. A sessão ordinária da Câmara Municipal de Muzambinho, realizada na segunda-feira (18), teve como destaque a celebração do Dia Municipal do Maçom, instituído pela Lei Municipal nº 3.542, de 17 de junho de 2025, de autoria do Dr. Marinho Menezes.
Durante a reunião, o presidente do Legislativo, vereador Israel Orlando, prestou homenagem às lojas maçônicas do município, ressaltando o papel social desenvolvido pela instituição.
A maçonaria tem contribuído de forma silenciosa e constante para o bem-estar da comunidade. Em Muzambinho, o trabalho das lojas, bem como das organizações parceiras, como as Filhas de Jó e os DeMolay, é digno de reconhecimento, pois alia tradição, cidadania e solidariedade”, destacou Israel Orlando, presidente da Casa.
A sessão também registrou as atividades realizadas pelas Filhas de Jó e pelos DeMolay, que, durante as comemorações, promoveram uma campanha de incentivo à leitura com a doação de livros para a Biblioteca Municipal Machado de Assis. A iniciativa foi enaltecida pelos vereadores como exemplo de compromisso com a formação cultural da juventude.
A instituição do Dia Municipal do Maçom foi considerada pelos vereadores um marco de valorização ao trabalho das lojas maçônicas locais, que há décadas promovem ações sociais, educativas e culturais no município. O plenário aprovou votos de congratulações às entidades, reconhecendo a relevância das atividades realizadas em prol da comunidade muzambinhense.
AGOSTO LILÁS, SACOLAS PLÁSTICAS E GALERIA DAS VEREADORAS – No mesmo dia, os vereadores apresentaram propostas para instituir a “Campanha Agosto Lilás” de combate à violência contra a mulher (PL 4262/2025), proibir o uso de sacolas plásticas às segundas-feiras (PL 4264/2025) e criar uma Galeria de Mulheres Vereadoras no legislativo municipal (PR 3/2025).
O vereador Baiano Salomão é o autor do PL 4.264/2025, que “Dispõe sobre a proibição do uso de sacolas plásticas, às segundas-feiras do mês”.
A vereadora Jacqueline Krauss é a autora do PL 4.262/2025, que “Institui, no município de Muzambinho, a ‘Campanha Agosto Lilás’ dedicada à conscientização pelo fim da violência contra a mulher”.
Do poder Executivo, entrou na pauta um projeto que solicita a abertura de crédito adicional ao orçamento municipal (PL 4265/2025), para o qual foi pedido regime de urgência especial.
Demais projetos do Executivo em tramitação, tratando de temas como um acordo judicial, a reestruturação do Conselho Municipal de Turismo, a criação do Serviço de Inspeção Municipal e a política de Assistência Social. Nenhum projeto estava apto para votação final na sessão.
Leia os Projetos de Lei na íntegra no site da Câmara: www.camaramuzambinho.mg.gov.br