Câmara de Muzambinho presta homenagem ao Dia Municipal do Maçom e analisa projetos de lei em tramitação

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

Sessão foi marcada pelo reconhecimento às atividades sociais da maçonaria e pela entrada de novas propostas do Executivo e Legislativo. A sessão ordinária da Câmara Municipal de Muzambinho, realizada na segunda-feira (18), teve como destaque a celebração do Dia Municipal do Maçom, instituído pela Lei Municipal nº 3.542, de 17 de junho de 2025, de autoria do Dr. Marinho Menezes.
Durante a reunião, o presidente do Legislativo, vereador Israel Orlando, prestou homenagem às lojas maçônicas do município, ressaltando o papel social desenvolvido pela instituição.
A maçonaria tem contribuído de forma silenciosa e constante para o bem-estar da comunidade. Em Muzambinho, o trabalho das lojas, bem como das organizações parceiras, como as Filhas de Jó e os DeMolay, é digno de reconhecimento, pois alia tradição, cidadania e solidariedade”, destacou Israel Orlando, presidente da Casa.
A sessão também registrou as atividades realizadas pelas Filhas de Jó e pelos DeMolay, que, durante as comemorações, promoveram uma campanha de incentivo à leitura com a doação de livros para a Biblioteca Municipal Machado de Assis. A iniciativa foi enaltecida pelos vereadores como exemplo de compromisso com a formação cultural da juventude.
A instituição do Dia Municipal do Maçom foi considerada pelos vereadores um marco de valorização ao trabalho das lojas maçônicas locais, que há décadas promovem ações sociais, educativas e culturais no município. O plenário aprovou votos de congratulações às entidades, reconhecendo a relevância das atividades realizadas em prol da comunidade muzambinhense.

 

AGOSTO LILÁS, SACOLAS PLÁSTICAS E GALERIA DAS VEREADORAS – No mesmo dia, os vereadores apresentaram propostas para instituir a “Campanha Agosto Lilás” de combate à violência contra a mulher (PL 4262/2025), proibir o uso de sacolas plásticas às segundas-feiras (PL 4264/2025) e criar uma Galeria de Mulheres Vereadoras no legislativo municipal (PR 3/2025).
O vereador Baiano Salomão é o autor do PL 4.264/2025, que “Dispõe sobre a proibição do uso de sacolas plásticas, às segundas-feiras do mês”.
A vereadora Jacqueline Krauss é a autora do PL 4.262/2025, que “Institui, no município de Muzambinho, a ‘Campanha Agosto Lilás’ dedicada à conscientização pelo fim da violência contra a mulher”.
Do poder Executivo, entrou na pauta um projeto que solicita a abertura de crédito adicional ao orçamento municipal (PL 4265/2025), para o qual foi pedido regime de urgência especial.
Demais projetos do Executivo em tramitação, tratando de temas como um acordo judicial, a reestruturação do Conselho Municipal de Turismo, a criação do Serviço de Inspeção Municipal e a política de Assistência Social. Nenhum projeto estava apto para votação final na sessão.
Leia os Projetos de Lei na íntegra no site da Câmara: www.camaramuzambinho.mg.gov.br

Notícias Recentes