Câmara de Muzambinho recebeu a Plenária Microrregional do Programa Parlamento Jovem

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

Muzambinho sediou a Plenária Microrregional do Parlamento Jovem, recebendo estudantes de Poços de Caldas, Albertina, Cabo Verde, Muzambinho, Bandeira do Sul e Botelhos. O vereador e presidente da Câmara Gilmar Labanca fez abertura e desatacou a importância da juventude estar envolvida e entender que sua participação política é o que vai trazer para a administração pública dinamismo e novas propostas. “Recebemos as caravanas com muito entusiasmo no nosso município”, disse.
Ainda na abertura, a vice-prefeita e Secretária de Educação Heloisa Magalhães deu as boas-vindas. “Como professora é uma honra estar aqui, a educação tem que ir além dos muros e ensinar para a vida, a participação política faz parte da minha vida familiar e profissional. Em casa, meu pai foi vereador, meu irmão também, cresci em um ambiente onde a educação e a política andam juntas para melhorar a vida das pessoas. Foi esse o motivo que me levou sempre a não me acomodar com que era possível e lutar por mais. Parabéns Gilmar e aos organizadores por investirem nos jovens e acreditarem na educação”, falou aos presentes.
Estiveram na cerimônia de abertura Silvano Fulaneto (Diretor de escola em Albertina), vereadores de Albertina Ivan Marques e Danilo José; vereadores de Poços de Caldas Lucas Arruda e Douglas Souza; Maísa Gianini (presidente da Câmara de Cabo Verde) e os vereadores de Muzambinho Afrânio Verdureiro, Marcos Ferreira e Lúcia Bernardes.
Na oportunidade, foram votadas as propostas elaboradas pelos alunos sobre o tema Saúde Mental do Jovem e escolhidas algumas para discussão na próxima etapa do projeto.
A Plenária Microrregional é uma preparação para a regional que ocorre em Poços de Caldas no dia 10 de agosto. “Durante todo o ano de 2022, os alunos participaram de oficinas de formação política, temáticas e preparatórias para a elaboração das propostas sobre o tema central. No início do mês de junho, os representantes de Poços estiveram na cidade de Passos (MG) para o Encontro Regional do Polo Sudoeste, onde houve uma oficina sobre as Regras de Grupos de Trabalho e Plenária e uma palestra sobre “Saúde Mental e Adolescência”, além de atividades e dinâmicas ao ar livre”, explicou Thaisa Vieira, responsável pelo programa em Muzambinho.
Tais Ferreira, diretora da Escola do Legislativo e coordenadora do PJ, falou sobre as expectativas para a etapa do projeto. “São várias etapas até a elaboração final das propostas que vão ser apresentadas em Belo Horizonte. Cada uma é fruto do trabalho desenvolvimento este ano. Estou muito orgulhosa dos estudantes pelo empenho e dedicação para elaborar as propostas desta edição. As propostas da microrregião passarão por um aprimoramento para a próxima fase e, assim, sucessivamente até chegar à etapa estadual. Nesta etapa, as propostas serão entregues aos deputados da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais”, falou.
“Fomos a Muzambinho e contamos com participação de estudantes da Escola José Gomes, vereadores Danilo e Ivan, tratando de ações para a Saúde Mental do Jovem, sendo muitíssimo bem recebidos pelo Presidente da Câmara de Muzambinho, o estimado amigo, Gilmar Labanca, elogiou o diretor escolar de Albertina”, falou Silvano Fulaneto.

PARLAMENTO JOVEM MINAS – O PJ Minas é um projeto de formação política e educação legislativa destinado aos alunos do ensino médio. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões. O tema desse ano é Saúde Mental do Jovem. A partir das oficinas e demais debates sobre o assunto, os estudantes devem elaborar propostas para serem votadas na Plenária Municipal. Aquelas aprovadas serão encaminhadas à Prefeitura pelos vereadores, podendo se tornar políticas públicas na área da saúde.
Neste ano, Poços de Caldas coordena o Polo Sudoeste, que é formado pelas cidades de Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Cássia, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Pratápolis e São Sebastião do Paraíso.

(COLABOROU: VALÉRIA VILELA)

Notícias Recentes