Muzambinho, 9 de outubro de 2024

Câmara debate formação do audiovisual e planejamento estratégico

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Reunião no Centro Cultural SESIMinas, em BH, tratou de temas relevantes para o segmento da Comunicação em Minas

Formação e qualificação de mão de obra e planejamento estratégico da FIEMG estiveram entre os assuntos debatidos pela Câmara da Indústria da Comunicação da Federação durante uma reunião nessa quinta-feira (26/9). O encontro, conduzido pelo presidente do colegiado e do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindjori), Rodrigo Fernandes, foi realizado no Centro Cultural SESIMinas, em Belo Horizonte. 

Ingrid Sybele, analista de comunicação corporativa da FIEMG, apresentou o mapa do  planejamento estratégico da entidade para 2024/2025 e explicou o contexto no qual ele foi planejado. Esse planejamento, conforme ela, tem como princípio o propósito da Federação, que é unir a força da indústria com o poder das ideias para capacitar, desenvolver e transformar, atrelado aos valores da instituição. 

Nesse cenário estão ainda as estratégias, que definem as diretrizes e orientam os negócios para a construção do legado, e a gestão interna da Federação. Para que o planejamento estratégico se torne cada vez mais orgânico e enraizado na FIEMG, algumas ações já estão sendo realizadas, como workshops, formação de um comitê e monitoramento de metas e projetos.

Rodrigo Fernandes disse que o tema foi levado à pauta para que integrantes da câmara e convidados da reunião tenham conhecimento e conexão com algumas iniciativas da FIEMG.

A gerente de Cultura do SESIMINAS, Karla Bittar, apresentou o funcionamento da Escola SENAI do Audiovisual e falou da importância da qualificação de mão de obra direcionada ao segmento. Segundo Karla, de olho na expansão do audiovisual mineiro e nas exigências atuais do mercado, a escola oferece cursos e oficinas nas unidades de Belo Horizonte,Cataguases, na Zona Mata, e Uberaba, no Triângulo. 

“O objetivo é qualificar, principalmente jovens, para atender um mercado multifacetado e com demandas cada vez mais específicas, seja nas produções de filmes, vídeos publicitários, conteúdo para redes sociais e projetos artísticos como shows, programas de TV e peças de teatro, que têm recorrido a sofisticadas técnicas de arte digital”, explicou a gerente.

Os resultados Escola SENAI do Audiovisual já podem ser notados na prática. É o caso de Kelerson Augusto, de 19 anos, que se formou em agosto deste ano e já foi contratado pela premiada produtora Mundo da Elétrica, empresa de mídias digitais educacionais sobre eletricidade, que já conta com 1,6 milhão de seguidores do YouTube.

O jovem participou da reunião da câmara e falou do desafio para conseguir uma oportunidade de atuar no segmento. “A impressão que eu tenho do audiovisual é que tem muita gente para atender a demanda, mas acaba que as pessoas não conseguem acesso à qualificação e ao emprego”. 

“A trajetória do Mundo da Elétrica mostra como educação e inovação podem transformar realidades. Quando começamos em 2014, não tínhamos acesso a profissionais especializados em audiovisual”, observa o empresário Henrique Mattede, proprietário da produtora.

Rodrigo Fernandes considera que o investimento da indústria mineira no audiovisual tem o caráter inclusivo e lembrou da importância das empresas demandarem a contratação de profissionais capacitados.

Imprensa FIEMG

Notícias Recentes