Câmara homenageia médico da USP e enaltece parceria com o Instituto Federal de Muzambinho no combate à hanseníase

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, na sessão do dia 28 de abril, o Requerimento nº 117/2025, de autoria do vereador Afrânio Donizetti Damásio, concedendo voto de aplauso ao médico dermatologista Dr. Marco Andrey Cipriani Frade, em reconhecimento ao relevante trabalho prestado no município por meio do Projeto “Busca Ativa” em Hanseníase.
A homenagem teve como ponto alto a entrega de uma placa de reconhecimento, feita pessoalmente pelo presidente da Casa, vereador Israel Orlando, que enalteceu a atuação do Dr. Cipriani e de toda a equipe envolvida na iniciativa. O projeto, desenvolvido em parceria com o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), permitiu o diagnóstico de mais de 25 casos da doença e garantiu atendimento gratuito a mais de 300 pacientes, com foco na detecção precoce e na educação em saúde.
Em seu pronunciamento, Israel Orlando destacou o papel estratégico do Instituto Federal na construção de políticas públicas eficazes, que aliam prevenção, qualificação profissional e cuidado com a população. O presidente ressaltou ainda a liderança do professor Dr. Fabricio dos Santos Rita, responsável pela articulação das parcerias institucionais que viabilizaram o projeto, e reiterou o compromisso do Legislativo com ações que promovam impacto direto e duradouro na vida dos munícipes. Ao valorizar a ciência como instrumento de transformação social, Orlando reforçou o papel da Câmara como aliada da saúde pública e do desenvolvimento humano.

 

TRIBUNA – Na mesma reunião, fizeram uso da tribuna, os vereadores Otávio Sales, que relatou sua participação na audiência pública sobre educação promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em Alfenas; Lúcia Bernardes, que apontou dificuldades enfrentadas por moradores dos bairros Brejo Alegre e Jardim Altamira quanto à iluminação pública e Afrânio Damásio, que cobrou do Executivo o envio, em caráter de urgência, do projeto de lei para renegociação do IPTU. Também se manifestaram os vereadores Reginaldo Esaú (Canarinho) e Mateus Coimbra.
Já na sessão extraordinária realizada em 17 de abril, foi votado e aprovado, em regime de urgência, o Projeto de Lei nº 4.248/2025, de autoria do Executivo, que autoriza a abertura de crédito suplementar para custear exames médicos requisitados pela Secretaria Municipal de Saúde. Com parecer favorável do setor jurídico da Casa, o projeto foi acolhido por todos os parlamentares, garantindo que recursos já disponíveis nos cofres públicos possam ser utilizados com a devida autorização legal.

Notícias Recentes