Uma ação rápida da Polícia Militar desmantelou, na madrugada da terça-feira (22), um esquema de sequestro e roubo de cargas em Limeira (SP). No local, um caminhoneiro de Guaxupé (MG) foi resgatado junto de outro motorista que também era mantido refém por uma quadrilha especializada em aplicar o chamado “golpe do frete”.
O cativeiro funcionava em um sítio isolado no bairro Jaguari, escondido entre áreas de mata. Segundo a polícia, os criminosos atraíam as vítimas por meio de aplicativos de transporte de carga, com ofertas falsas de fretes. Assim que o motorista aceitava o serviço e iniciava o trajeto, era rendido e levado para o cativeiro, enquanto os caminhões eram desviados e desmontados.
Um dos caminhoneiros foi sequestrado ainda na tarde de segunda-feira (21), em Santa Bárbara d’Oeste, e o outro, à noite, em Nova Odessa. Ambos foram levados ao mesmo local. Um dos veículos foi encontrado parcialmente desmontado em São Paulo, enquanto o outro ainda não foi localizado.
O resgate só foi possível graças à esperteza de uma das vítimas, que conseguiu esconder um celular e acionar o rastreamento, permitindo à PM localizar o cativeiro e surpreender os criminosos.
Durante a ação, dois suspeitos foram presos, e um terceiro — que tentou reagir — foi baleado e levado em estado grave para a Santa Casa de Limeira. No interior do imóvel, os policiais encontraram joias, relógios e mais de R$ 13 mil em espécie, além de indícios de que o grupo já vinha agindo há algum tempo.
Os suspeitos são de Jandira, na Grande São Paulo, e possuem antecedentes por crimes semelhantes. Eles admitiram que eram pagos para manter os caminhoneiros sob vigilância até que os caminhões fossem desmontados.
A Polícia Civil de Limeira segue investigando o caso, que expõe uma nova modalidade de golpe contra caminhoneiros autônomos e o uso criminoso da tecnologia para atrair vítimas em todo o país.
Fonte: Magaiver TV