Muzambinho, 24 de abril de 2024

“Carta às Brasileiras e aos Brasileiros”: Um ato contra os adversários da Democracia

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

Em defesa do Estado Democrático de Direito, foi elaborado um documento histórico e necessário. A ‘Carta’ trás dizeres quanto ao momento delicado em que vivemos, de ataques ao sistema eleitoral e às liberdades, de propagação de notícias falsas e conspiratórios, de alusões ao período adverso da Ditadura Militar.
Elaborada na renomada Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, a carta teve adesão de milhares de pessoas, ultrapassando as 880 mil assinaturas (até o momento em que escrevo este texto). Ali, temos a pluralidade de ideias e representações: Políticos, economistas, líderes religiosos, empresários, artistas, juristas, escritores e pensadores. Todos, juntos, em uma espécie de sinal de alerta, ante o período eleitoral que está para se iniciar e que promete ser acalorado.
É estranho pensar como os acontecimentos no Brasil foram, numa grande bola de neve, desencadeando este momento. Em 2013, milhões de brasileiros saíram às ruas, tomados por uma insatisfação coletiva e generalizada. Começou em junho daquele ano, na cidade de São Paulo, numa manifestação pelo aumento do preço da passagem no transporte público. Logo, aquilo se ampliou e ganhou uma frase: “Não são só R$0,20”. E, depois, já veio aquela de “O gigante acordou”. Os motivos eram turvos e a força motriz deste movimento está dispersa. Não havia gigante. Havia um povo, verdadeiro detentor de todo poder existente na nação, que se via desacreditado e desesperançoso. Mas não podemos avaliar este movimento como único nosso. A insatisfação popular foi sendo observada ao redor do mundo, dos países ricos aos pobres, e que acabaram gerando alguns efeitos, como conflitos internos (ex: Oriente Médio) e polarização política. Alguns observadores dizem que este processo social deve ainda se estender por alguns anos, o que deve servir ainda mais de alerta para que estejamos atentos às instituições e nossos representantes. Trazer estes fatos de quase 10 anos atrás faz sentido porque esta insatisfação e subsequente desencontro nosso com nossos representantes foi o cenário perfeito para surgir um discurso inflamado, que estava adormecido; um discurso conservador, autoritário e preconceituoso; um discurso da ‘família, da moral e dos bons cosutmes’.
Assinar esta carta é demonstrar respeito ao princípio maior que rege nosso país, que já passou por tantos momentos conturbados. O discurso antidemocrático precisa silenciado porque ele é perigoso; e antes que me falem de um paradoxo da intolerância, devemos lembrar que a existência deste discurso acabaria com muitos direitos conquistados. Fica, por hoje, este convite: Assine! (www.estadodedireitosempre.com)
“Em vigília cívica contra as tentativas de rupturas, bradamos de forma uníssona: Viva o Estado Democrático de Direito Sempre!”

Por: Lucas Filipe Toledo | [email protected]

Notícias Recentes