Cemig incentiva diferentes projetos esportivos no Sul de Minas, beneficiando milhares de crianças e adolescentes

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

fotos: Cemig/Divulgação

 

Iniciativas patrocinadas pela Companhia contemplam diversas modalidades esportivas com aulas gratuitas

A Cemig patrocina, por meio de Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo ao Esporte, diversos projetos esportivos em diferentes cidades mineiras. Ao longo dos últimos anos, a Companhia ampliou o seu investimento social, beneficiando um maior número de participantes, com aulas gratuitas, em todo o estado.

Desde 2019, a empresa destinou mais de R$ 52 milhões para os projetos esportivos que trabalham com crianças e adolescentes, impactando positivamente a vida de cerca de 40 mil jovens. São mais de 150 projetos esportivos contemplados em Minas Gerais, com atividades que promovem a inclusão, a saúde e o desenvolvimento social.

Na região Sul de Minas, a Cemig já destinou R$ 5,3 milhões que contemplaram 19 iniciativas esportivas realizadas em Varginha, Pouso Alegre, Três Pontas, Cássia, Cruzília, Alfenas e São Lourenço, beneficiando mais de 4 mil crianças e adolescentes nestes municípios.

O Superintendente Regional Sul da Cemig, Murilo Galvão Marigo, fala sobre o compromisso da empresa em fazer a diferença na vida das pessoas, uma vez que, para a comunidade, os projetos esportivos são uma oportunidade de resgate social e cidadania. “Através dos projetos patrocinados pela Cemig, milhares de crianças e adolescentes têm a chance de desenvolver habilidades esportivas, além de valores como disciplina, trabalho em equipe e respeito mútuo”.

 

Projeto Premiado

O projeto desenvolvido pela APAE de Três Pontas com os recursos destinados pela Cemig ficou em primeiro lugar na categoria “Projeto Transformador”, no Prêmio do Esporte Mineiro, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

A premiação, que ocorreu em dezembro/2024, reconheceu o trabalho inovador e impactante do Projeto Centro Dia Esportivo realizado pela APAE: desenvolvimento humano por meio de um programa de esportes e lazer, que promove inclusão, qualidade de vida e desenvolvimento humano por meio de atividades esportivas e recreativas no município de Três Pontas. Cerca de 140 pessoas são beneficiadas pela iniciativa, que tem o objetivo de garantir o acesso ao esporte e lazer, por meio de oficinas especialmente preparadas para pessoas com deficiência. 

Maria Rozilda Gama Reis, superintendente da Apae de Três Pontas, Maria Rozilda Gama Reis, destaca que o esporte é essencial para o desenvolvimento, para a socialização e para proporcionar momentos de interação e alegria aos alunos da instituição. “Sem o patrocínio da Cemig, este lindo projeto seria inviável” – afirma.

 

Outras iniciativas na região

Em Alfenas, o Ajudôu oferece aulas gratuitas de judô e vôlei para 200 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. A iniciativa também acontece em Pouso Alegre, oferecendo aulas gratuitas de judô no município. A parceria com a Cemig garante o fornecimento de uniformes completos para todos os participantes, promovendo a igualdade e inclusão dentro do projeto.

Em Varginha, a parceria da Cemig com a Federação Mineira de Trekking e Enduro a Pé, garantiu a realização de etapa regional do Trekking do Conhecimento, proporcionando a toda a comunidade conhecer e aplicar as técnicas deste esporte que oferece inúmeros benefícios, como o aumento da resistência física, a melhoria da capacidade cardiorrespiratória e o fortalecimento muscular, além de ser uma oportunidade de integração com a natureza e a promoção da saúde mental.

 

Como participar

A Cemig realiza aportes em projetos voltados às manifestações esportivas de caráter educacional, social, de rendimento, de formação, de participação e de lazer. Os projetos têm que estar aprovados e aptos à captação de recursos via Leis Federal e/ou Estadual de Incentivo ao Esporte.

Eles são selecionados em edital aberto pela Cemig. As inscrições na chamada pública são gratuitas. Os projetos cadastrados, se aprovados, passam a integrar o conjunto de ações sociais patrocinadas pela Cemig. Os projetos inscritos no último edital estão sendo selecionados e, no último trimestre do ano, um novo edital deverá ser aberto.

 

(Ascom)

Notícias Recentes