Cemig incentiva participação de alunos na 4ª edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Foto: Cemig/divulgação

 

Destinado a alunos do 8º e 9º anos, exame está com inscrições abertas; premiações e reflexões sobre energia e sustentabilidade são marcos da competição 

Os alunos de todo o País, matriculados nos 8º e 9º anos de escolas públicas e particulares, já podem garantir a participação na 4ª edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), cujo objetivo é promover conhecimentos sobre energia e o seu uso sustentável. O período de inscrições teve início em 1º de agosto e será encerrado em 30 de setembro. 

A ONEE 2025 traz uma competição gamificada e realizada completamente on-line, em que os alunos podem aprofundar suas ideias e aprender mais sobre inovação e sustentabilidade por meio de jogos e desafios divertidos. A proposta, portanto, é trazer uma dinâmica interativa e que envolva os jovens em novas descobertas sobre o mundo da energia.  

A Olimpíada é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio do Programa de Eficiência Energética, e é coordenada pelo Instituto Abradee, da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee). Em Minas Gerais, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) é uma das incentivadoras do projeto. 

No ano passado, por exemplo, a Cemig realizou diversas dinâmicas de mobilização dos alunos em sua área de concessão, formada por 753 municípios. Como resultado, Minas teve uma presença marcante na ONEE, sendo o 6º estado com maior número de inscrições e o 3º com mais estudantes premiados com medalhas.  

“A conservação dos recursos naturais e a conscientização sobre o uso eficiente da energia são temas muito relevantes, principalmente nos dias de hoje. E a Cemig deseja que os alunos mineiros sejam sempre protagonistas nessas reflexões necessárias para contribuirmos para ações de sustentabilidade. Em edições anteriores, nós acompanhamos muitos alunos engajados e queremos esse destaque novamente”, afirma o analista de eficiência energética da Cemig, Leonardo Pereira.  

 

Participação e premiação  

A inscrição dos alunos deve ser realizada por profissionais das escolas (clique aqui para acessar o site oficial da ONEE 2025). Por isso, é fundamental que as instituições de ensino também se engajem para promover essa competição saudável. Somente em casos em que a escola não tenha disponibilidade, os estudantes poderão preencher um formulário para manifestação de interesse. 

Vale lembrar que as inscrições são gratuitas e que os alunos concorrem a medalhas de ouro, prata e bronze. Além disso, o aluno que ocupar o 1º lugar em cada estado será premiado com um notebook. Na edição de 2025, os medalhistas conquistarão, ainda, de forma automática, uma vaga na 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências. 

 

Fases da ONEE 2025 

A ONEE 2025 ocorrerá em três fases: na primeira delas, após ser inscrito, o estudante poderá realizar desafios gamificados em seu próprio celular, computador e outros dispositivos; já na segunda, ocorrem as provas objetivas com questões teóricas, também realizadas em meios digitais (ou impresso, para estudantes que necessitarem de provas acessíveis); e, na terceira fase, o estudante que ocupar a 1ª colocação em cada estado brasileiro realiza uma disputa adicional em Brasília, na sede da Aneel.  

A 2ª fase, de provas objetivas, ocorrerá entre 6 e 10 de outubro. Já a etapa nacional, em Brasília, tem data previamente marcada para 5 de novembro. Os 27 estudantes classificados para a etapa de Brasília, quando também ocorrerá a cerimônia de premiação, terão os custos de viagem pagos pela Aneel. Já as demais medalhas são enviadas por meio de transportadoras nas semanas posteriores aos resultados.  

 

(ASCOM)

Notícias Recentes