fotos: Cemig/Divulgação
Ações educativas envolveram estudantes da rede pública e trabalhadores da construção civil em atividades voltadas à prevenção de acidentes com eletricidade
A Cemig está reforçando ações de conscientização sobre segurança com a rede elétrica em municípios do Sul de Minas. Nas últimas semanas, as atividades ocorreram em Caxambu e Guaxupé, com foco em públicos estratégicos: estudantes da rede pública e profissionais da construção civil.
Em Caxambu, cerca de 60 alunos da Escola Estadual Ruth Martins, com idades entre 11 e 14 anos, participaram de uma palestra educativa sobre o funcionamento do sistema elétrico e os principais cuidados com a eletricidade. A atividade foi conduzida pelo Técnico de Segurança do Trabalho Rafael Trindade.
Os estudantes aprenderam sobre os riscos de empinar pipas próximo à rede elétrica e cuidados domésticos ao lidar com eletricidade. Os alunos, que estão entre o 6º e 9º anos do Ensino Fundamental, puderam conhecer de perto os equipamentos de segurança utilizados pelos profissionais da Cemig. Também acompanharam, por meio de uma maquete, demonstração de como acontecem os curtos-circuitos na rede elétrica causados por pipas, árvores e vergalhões.
“Nesse período propício para as pipas, com tempo seco e muitos ventos, é de suma importância a conscientização da população, em especial os adolescentes e jovens”, destacou Rafael Trindade.
Já em Guaxupé, a ação foi voltada aos trabalhadores da construção civil. Membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da unidade de Alfenas realizaram palestras para cerca de 30 profissionais do setor, reforçando orientações sobre segurança em obras próximas à rede elétrica. As atividades foram conduzidas por cinco colaboradores da Cemig, em locais previamente mapeados pela companhia.
“A realização de palestras de segurança com a rede elétrica na construção civil faz parte do plano de trabalho da CIPA de Alfenas. Nestas visitas, percebemos claramente que muitos trabalhadores do setor não possuem o nível de conhecimento adequado para prevenirem acidentes com a rede elétrica. Em cada visita, é gratificante receber o feedback que as dicas e orientações de segurança passadas pela Cemig são valiosas e podem salvar vidas”, destacou Frederico Sousa de Miranda, um dos técnicos da Cemig que estiveram na ação.
Dicas essenciais
Para profissionais da construção civil:
Antes de iniciar uma obra, verifique se há rede elétrica aérea nas proximidades;
Mantenha sempre uma distância segura da rede elétrica, conforme as normas técnicas. Aproximar-se dos fios pode causar choques e acidentes fatais;
Nunca utilize vergalhões ou estruturas metálicas próximas à rede sem o devido isolamento;
Redobre a atenção ao usar barras de ferro, sarrafo e outros tipos de materiais metálicos.
Para jovens e estudantes:
Nunca empine pipas perto de fios de energia;
Evite usar o celular enquanto estiver conectado à tomada;
Água e eletricidade não combinam: não toque em aparelhos elétricos com as mãos molhadas;
Evite sobrecarregar tomadas com “Ts” e extensões.
(ASCOM)