FORÇA TAREFA – A prefeitura através da Secretaria de Saúde comunica que está com uma força tarefa para atender a demanda do Centro de Covid. “Realizamos a contratação de mais um médico e de profissionais, remanejamos técnicos e funcionários para auxiliar no atendimento do Centro de Covid. Na primeira semana do ano realizamos 412 exames, número que corresponde ao mês inteiro de testes realizados em outubro de 2021”. explica a Secretária Adriana Marques.
“Reforçamos que o atendimento aos pacientes tem um protocolo que precisa ser seguido pelas equipes de triagem. Solicitamos a população que entenda os procedimentos dos profissionais que tem formação adequada para prestar a nossa gente os procedimentos corretos”, pediu a coordenadora do Centro de Covid, Luciana Magalhães.
MAIOR DEMANDA – Com a maior demanda registrada até agora desde o inicio da pandemia, o profissional tem feito o possível para agilizar a assistência as famílias que tem buscado o Centro de Covid. “Pedimos a compreensão e colaboração para com os profissionais que estão atuando da melhor forma para atender a todos”, enfatizou a Secretária.
“Nos ESF (antigos PSFs) da área urbana e rural continuamos com os atendimentos de rotina, tivemos que deslocar alguns profissionais para o Centro de Covid para auxiliar nesta semana, mas não há comprometimento da rotina, pedimos que os pacientes com consultas agendadas não deixem de comparecer”, falou Lucineide Queiroz, diretora dos ESF de Muzambinho.
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLOGICA – Junto com o prefeito Paulinho Magalhães, fizemos um planejamento para eventuais aumentos nos números de casos e tivemos um decreto que proibiu as festas de fim de ano, os casos registrados são de festas familiares e viagens. “Temos feito um trabalho intenso para que as pessoas não descuidem dos cuidados como máscara, distanciamento e higiene permanente das mãos”, explica Denilse Rondinelli, diretora de Vigilância em Saúde e Epidemiologia.
“Estamos com profissionais contaminados e com sobrecarga de atendimentos, pedimos que a nossa gente não descuide das ações que vinham tendo. A epidemia de Covid não passou, é preciso muito cuidado. Alertamos que este não é o momento de realizarmos eventos e reuniões familiares, vamos aguardar um pouco mais para termos esses momentos”, pediu ao encerrar.
VACINAÇÃO TEM DEMANDA AQUECIDA – Com o avanço no número de casos de Covid, a população tem buscado mais o centro de vacinação de Muzambinho. Para o responsável pelo setor de imunização, Michel Divino Novaes, “nossas equipes trabalham sem interrupção das 8 as 16 horas de segunda a sexta-feira desde o inicio da vacinação do covid. Realizamos também mutirões em muitos sábados quando temos demanda”, falou.
“Reforçamos a importância para nossa população de fazer a segunda dose e também quem tem direito a dose de reforço. Cada vez mais precisamos de pessoas imunizadas. Qualquer duvida é só entrar em contato pelo telefone 3571-2282”, disse Michel.
O centro de vacinação de Muzambinho, está instalado na Casa de Cultura Dr. Lycurgo Leite, na rua Tiradentes, 264.
(colaborou: Valéria Vilela)