Quem teve Covid, sabe bem que após vencer a doença, um longo período de recuperação e conquista da autonomia se inicia. Para ajudar nos procedimentos de melhoria na qualidade de vida, os pacientes do município de Muzambinho contam com uma iniciativa inédita na região, o Centro de Reabilitação.
O tratamento realizado no Centro de Reabilitação dá melhor condição de saúde das pessoas de Muzambinho que foram afetadas com o Covid-19. “Sem esses profissionais, não sei como me recuperaria”, conta uma paciente que passou mais de 40 dias internada com a doença e voltou a caminhar após passar pelo programa.
Desde julho de 2021, o Centro de Reabilitação Pós-Covid19, localizado nas dependências do Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde (CeCAES) em parceria com a prefeitura de Muzambinho realiza a recuperação de pacientes que tiveram a doença.
O Prefeito de Muzambinho Paulo Sérgio Magalhães destaca como o Centro de Reabilitação Pós-Covid19 está beneficiando a população da cidade. De acordo com ele, a parceria entre o município e o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho trata-se de um elo que tem impacto positivo para a saúde da população muzambinhense no contexto de enfrentamento à Covid-19, com o pensamento adiante sobre a recuperação das pessoas que estejam com sequelas dessa doença.
A iniciativa foi idealizada pela diretoria do Campus de Muzambinho, que possui graduação em fisioterapia e aos poucos foi sendo estruturada, organizada e viabilizada junto ao corpo docente dos Cursos Superiores de Educação Física, com apoio do Curso Técnico em Enfermagem, fisioterapeutas da cidade e Secretaria de Saúde de Muzambinho, explica Adriana Marques, Secretária de Saúde.
O Centro de Reabilitação Pós-Covid-19 conta com apoio de diversos professores dos Cursos Superiores de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. E também do Curso Técnico em Enfermagem com as profissionais: Januária Andrea Souza Rezende, Daniela Gomes Martins Bueno, Denis Bueno da Silva, Elisangela Silva, Lia Polegato Castelan, Milene Dias Ferreira Magri, Natércia Taveira Carvalhaes Dias, Priscila Missaki Nakamura e Wagner Zeferino de Freitas.
Os fisioterapeutas do município Murilo Silveira e Daiane são os profissionais que acompanham a recuperação dos pacientes com atividades diárias no Centro. “Ao longo dos atendimentos, vemos a recuperação das capacidades físicas através dos exercícios. É lento, mas é muito satisfatório ver os pacientes que tiveram suas capacidades pulmonares restabelecidas”, explica Murilo.
A equipe do município é coordenada pela Secretária de Saúde Adriana Marques, que junto com a coordenadora das unidades do PSF Lucineide Queiroz sempre estão em reuniões constantes de avaliação dos atendimentos. “É uma parceria fundamental para a recuperação dos nossos pacientes que tiveram a Covid-19. E um privilégio termos esse espaço único no Sul de Minas para atender nossas famílias. Para mais informações procure o PSF do seu bairro”, explica Lucineide.
(Colaborou: Valéria Vilela)