Cidadã discursa na Tribuna da Câmara de Guaxupé sobre o Método de Ovulação Billings

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Durante a 8ª Sessão Ordinária, Roberta Avelino explicou benefícios do método e vereadores aprovam em primeiro turno, projeto que institui Dia Municipal do Método de Ovulação Billings.

Na noite da segunda-feira (25/03), a cidadã Roberta Avelino da Silva Gomes utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Guaxupé a convite do vereador Marcelo Pedroza (PL) para falar sobre o Método de Ovulação Billings. Em sua apresentação, ela destacou que o método, desenvolvido na Austrália na década de 1950, é uma forma natural de planejamento familiar, permitindo tanto espaçar quanto favorecer a gestação sem o uso de dispositivos artificiais.

Roberta explicou que o método foi cientificamente estudado e reconhecido, chegando ao Brasil na década de 1970 por meio da Confederação Nacional de Planejamento Familiar (Semplafan), que forma instrutores capacitados para orientar casais e mulheres no uso adequado da técnica. Segundo a palestrante, o Método de Ovulação Billings é acessível, seguro, sem efeitos colaterais e pode ser utilizado em diferentes fases da vida reprodutiva da mulher, incluindo amamentação e pós-uso de contraceptivos. Além disso, destacou que sua própria experiência como usuária e instrutora do método que permitiu que identificasse precocemente problemas de saúde, reforçando sua eficácia no monitoramento da saúde reprodutiva feminina.

Ainda durante a sessão, os vereadores aprovaram em primeiro turno o Projeto de Lei do Poder Legislativo nº 4/2025, que institui o Dia Municipal do Método de Ovulação Billings, a ser celebrado anualmente no dia 1º de abril. De autoria dos vereadores da bancada do PL, Marcelo Braghetta Pedroza, Nelzina Vieira da Silveira Neto Lara e Rosilene Aparecida da Silva, o projeto prevê a inclusão da data no Calendário Oficial do Município e permite que o poder público organize eventos e palestras sobre o tema. O objetivo é conscientizar a população sobre os benefícios dos métodos naturais de planejamento familiar, promover o conhecimento sobre a fertilidade feminina e masculina e incentivar o diálogo sobre a saúde reprodutiva.

O projeto de lei ainda passará por uma segunda votação antes de sua aprovação definitiva. A iniciativa foi bem recebida pelos vereadores, que ressaltaram a importância de ampliar a informação sobre opções naturais e seguras de planejamento familiar.

 

(Fonte e fotos: ASCOM)

Notícias Recentes