Muzambinho, 12 de julho de 2024

Coluna Minas Gerais (09 de Agosto de 2021)

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Primeiro museu de Teófilo Otoni

            O Museu Virtual Vale do Mucuri, o Muvim, foi lançado na semana passada, durante reunião do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Teófilo Otoni. O local foi criado com o intuito de atender um desejo expressado por muitos membros da comunidade local, sendo que o principal intuito é que o museu ganhe um espaço físico, de modo que pode ser tornar o principal espaço de memória do Vale do Mucuri. Segundo a diretora de comunicação do Muvim, Munira Molaib, “o museu chega para socializar informações sobre a cidade de Teófilo Otoni e região, tornando conhecida a história regional. Isso é importante para o processo de resgate e preservação da memória, elevação da autoestima de seu povo e construção da sua identidade cultural”. O acervo está disponível no link https://museuvirtualvaledomucuri.com.br/. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

 

Fórum debate descarte de lixo

            A Câmara Municipal realizou, no Fórum Comunitário, um debate sobre o descarte irregular de lixo e entulhos em Araxá. O evento, solicitado pelo Vereador Bosco Júnior, contou com ampla participação dos parlamentares e autoridades do município. A sessão foi transmitida pelo canal do You Tube e segue disponível para visualização da comunidade. As sessões parlamentares estão sendo realizadas sem a presença de público, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A comunidade pode acompanhar o trabalho dos vereadores pelo canal da Câmara Municipal no YouTube (youtube.com/camaramunicipaldearaxa). (O Planalto – Araxá)

 

Casarão será transformado em espaço cultural

            Um recomeço para um casarão com 200 anos de história. As salas e o espaço já restaurado começam a ser mobiliados para dar vida a atividades e projetos culturais que serão oferecidoos para a população do município de Antônio Dias. Localizado na área central do município, ao lado da Câmara de Vereadores, o prédio chama atenção por sua beleza histórica, principalmente, para aqueles que o viram em ruínas nos anos anteriores. Construído no século 18 pelo coronel Manoel de Barros, primeiro proprietário do casarão, o espaço abrigou a primeira sede da então Companhia Vale do Rio Doce na região Leste de Minas. No local também funcionou a escola estadual Professor Letro, além de outros órgãos públicos do município. (Diário do Aço – Ipatinga)

 

ANTT aprova reforma

            Um importante passo foi dado para tirar do papel o projeto de colocar em funcionamento o trem turístico Rio-Minas, que ligará os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro pela malha ferroviária. Foi publicada, no Diário Oficial da União, a aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a reforma do trecho Três Rios-Sapucaia (RJ), que passa pelo município de Chiador. O projeto da ONG Amigos do Trem prevê que a composição percorra oito cidades, entre Leopoldina e Três Rios, totalizando cerca de 170 quilômetros. Porém, inicialmente, o trajeto será de 37 quilômetros e deve entrar em operação no fim de 2022, assim que a reforma do trecho for concluída. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

 

MOC cria centro pós-covid

            Montes Claros contará com um Centro de Atendimento Pós-Covid, para atender aos pacientes com sequelas por causa da doença, conforme negociação realizada pela Prefeitura Municipal com o secretário estadual de Saúde, Fábio Bacheretti, em reunião realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O vice-prefeito, Guilherme Guimarães, e a secretária municipal de saúde, Dulce Pimenta, acompanhados do deputado Gil Pereira, apresentaram o projeto, que prevê a construção da unidade no espaço do DER-MG, na avenida Floriano Neiva, no bairro São José e em frente a Policlínica de saúde. A cidade de Montes Claros teve 161.396 notificações de casos de Covid-19, com 76.973 negativados e 40.973 confirmados e 38.599 recuperados, mas com 933 óbitos. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

 

Apresentação do Plano Municipal de Saúde

            Na última semana, a Secretaria de Saúde de Pará de Minas apresentou, ao Conselho Municipal de Saúde, o Plano Municipal de Saúde 2022/2025. O evento ocorreu no auditório da Escola de Música Geraldo Martins e, de acordo com as informações, o projeto foi construído a partir de discussões de profissionais e trabalhadores da área, de sugestões apresentadas pela população à Ouvidoria da Saúde e de propostas do próprio conselho. O documento deve ser enviado à Câmara Municipal até o dia 31 deste mês, conforme determina a legislação. A apresentação do PMS aos conselheiros foi realizada por Cristiane dos Santos Paulino e Ana Clara Teles Meytre, Referências Técnicas de Monitoramento e Gestão da SMS, em reunião onde foram observados todos os protocolos sanitários exigidos pelo enfrentamento à covid-19. (Jornal Pará de Minas)

 

Aumento da verba para HC-UFTM

            Na última semana, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) promoveu um webinário para apresentar o convênio com Sistema Único de Saúde (Sus), que está em vigor desde o dia 1º de agosto. O novo convênio entre o Hospital de Clínicas da UFTM e a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado até completar cinco anos. Nele são estabelecidas metas quantitativas e qualitativas dos serviços contratados pelo município junto ao hospital, para que a verba mensal prevista de R$5,98 milhões seja recebida. (Jornal da Manhã – Uberaba)

 

(ASCOM)

Notícias Recentes