Procon Poços fiscaliza postos
Os fiscais do Procon percorreram todos os postos de combustíveis da cidade na semana que passou, promovendo a coleta dos preços ofertados, no intuito de proibir a elevação injustificada dos preços em razão da paralisação dos caminhoneiros. Na oportunidade, os estabelecimentos foram notificados a apresentarem, no prazo de 48 horas, as notas fiscais de compra dos combustíveis, a fim de se obter um comparativo do lucro auferido, uma vez que o Procon promove, mensalmente, o acompanhamento dos preços praticados em toda a cidade. Os consumidores também podem ajudar a fiscalização, promovendo denúncias através do aplicativo E-ouve. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)
Sete Lagoas identifica ambulantes
Estão abertas até 30 de setembro as inscrições para interessados em participar do programa Ambulante Legal em Sete Lagoas. O programa, oficializado por Decreto Municipal, tem como objetivo facilitar a identificação dos ambulantes autorizados a trabalhar nos locais públicos. De acordo com os autores da proposta, o programa dá mais dignidade aos trabalhadores, ao mesmo tempo em que garante a segurança dos consumidores e reduz a concorrência. (Jornal Sete Dias – Sete Lagoas)
GV não registra morte pela covid-19
Governador Valadares segue avançando na luta contra a covid-19. Nesta semana, a cidade completou sete dias sem mortes registradas pela doença. O último registro de morte, que apareceu no boletim epidemiológico do dia 8 de setembro, foi a confirmação de um óbito ocorrido no dia 30 de agosto. As mortes mais recentes foram registradas no dia 2 de setembro. No mês de abril, Governador Valadares registrou 307 mortes decorrentes da covid-19, em maio foram 130 confirmações, em junho foram 75, julho registrou 32 e, no mês de agosto, foram 39. Até o momento, o município tem 1.308 mortes confirmadas e a taxa de ocupação dos leitos é de 35% na rede pública e 31% em hospitais particulares. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
JF faz pré-cadastro para vacinação
O pré-cadastro para a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a covid-19 está disponível no site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A informação foi anunciada pela secretária de Saúde, Ana Pimentel, por meio das redes sociais da administração municipal na manhã desta sexta-feira, 10. Ainda não há, no entanto, data para o início da aplicação da primeira dose para esta faixa etária. Na quinta-feira, 09, a prefeitura já havia anunciado o início da aplicação da terceira dose de imunizante contra o coronavírus em idosos institucionalizados no município, assim como o calendário de vacinação de professores para a volta às aulas presenciais, a partir de 20 de setembro. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Série sobre santuários estreia na TV
O primeiro episódio da série sobre santuários foi protagonizada pela Casa da Padroeira de Minas Gerais, o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, localizado na Serra da Piedade. A série mostra os espaços sagrados que marcam a vida de fé de muitos mineiros, de pessoas de outras regiões do Brasil e até mesmo de outros países, que são acolhidos pelos Santuários Arquidiocesanos. A produção é transmitida semanalmente, toda segunda-feira, às 18h50, na TV Horizonte e na Rádio América, as emissoras da Padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade. (Jornal Opinião – Caeté)
Repescagem da vacinação
Nesta sexta-feira, 10, todos jovens de Itaúna com 18 anos ou mais que não receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, tiveram outra oportunidade de ficarem protegidos contra a doença. A prefeitura realizou uma repescagem para vacinar este grupo e aumentar a adesão de imunização da população. O ponto de vacinação é o estacionamento da Avacci, das 8h às 10h, para receber o imunizante. De acordo com a prefeitura, mesmo quem não conseguiu se cadastrar e que tenha idade da faixa etária atual pode comparecer para a aplicação do imunizante. (Divinews – Divinópolis)
Técnicos debatem volta às aulas
Técnicos da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni se reuniram com representantes da Superintendência Regional de Ensino para discutirem sobre a retomada das aulas presenciais. Segundo o dirigente regional de Saúde, Ivan Santana, o motivo do encontro foi alinhar as ações entre a saúde e a educação, para que o retorno às aulas presenciais seja realizado de forma segura. O superintendente regional de Ensino, Raphael Neves, informou que desde 2020, as instituições públicas estaduais de ensino iniciaram o processo de organização e adaptação dos espaços físicos, conforme estabelecido no protocolo sanitário das duas Secretarias. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
(Ascom)