Prefeitos e secretários de educação deliberaram, que volta às aulas presenciais ocorrerá a partir de 04 de outubro nas escolas públicas. A exceção é Muzambinho, que por decisão judicial, terá de iniciar suas aulas o mais rápido possível. O prefeito de Arceburgo e presidente da AMOG, Gilson Mello, conduziu a reunião.
Os prefeitos e demais representantes do setor da Educação da região da AMOG participaram, remotamente na quarta-feira (08), da assembleia geral extraordinária. Durante a reunião, os governantes e representantes municipais deliberaram, em consenso e com base no cronograma de vacinação contra a Covid-19, o início da retomada das aulas presencias na região. Conforme definido, foi ratificado o retorno das aulas presenciais de forma hibrida a partir do dia 04 de outubro. Cada cidade poderá flexibilizar seus expedientes a partir da sua realidade local.
Para a volta das aulas, devem ser seguidos todos os protocolos sanitários e de segurança, incluindo controle de público, rodízio de alunos e distanciamento social.
Para o retorno letivo, a AMOG contribui muito para o fortalecimento das aulas com segurança e novas metodologias de ensino. A instituição fez vários treinamentos preparando para o retorno das aulas com a Dra. Lilian Cristiane Gomes, Coordenadora do Curso de Enfermagem do UNIFEG (na sede da AMOG); realizou durante três dias o 11º Congresso de Educação da AMOG. E, em parceria com o UNIFEG disponibilizou ainda vídeos aulas para treinamento de motoristas e demais trabalhadores da educação. Todas capacitações objetivaram o retorno as aulas, ensino hibrido, acolhimento aos alunos, acolhimento ao professor e normas sanitárias.