Atendendo a uma justa reivindicação do Comissariado de Menores da Comarca de Guaxupé, o Laboratório LMG – Laser Comércio Importação e Exportação Ltda., com sede na cidade, procedeu à doação de 15 testes para detecção do Covi 19 à instituição.
Até mesmo pela natureza dos serviços realizados, os comissários acabam ficando expostos à contaminação do Coronavírus.
O Comissariado encontra-se sob a coordenação de Luiz Antônio Ferreira, o popular Luiz Capoeira, e sob a égide do juiz da Primeira Vara Cível e da Infância e Juventude, Milton Biagioni Furquim.
Milton Furquim é um dos magistrados com o menor número de sentenças modificadas em fase de recurso pelo TJMG. Em muitas das ações do Comissariado ele faz questão de acompanhar pessoalmente, avalizando um trabalho que é realizado por voluntários e de suma importância.
Rotineiramente, os comissários procedem diligências em chácaras, bares, casas noturnas, entre outros locais procedendo fiscalizações em relação à presença de menores que possam estar envolvidos com bebidas alcóolicas, drogas, prostituição, entre outras infrações, consequentemente correndo risco de contaminação pelo vírus. Após a incidência da pandemia do coronavírus as diligências aumentaram de forma considerável, acrescentando ainda mais risco de contaminação.
Infelizmente, alguns dos comissários já se contaminaram, porém superaram a moléstia e já retornaram às atividades normais.
Com a conquista dos testes, na eventualidade de algum dos comissários apresentar sintomas ou suspeita da doença, poderão contar com os equipamentos para comprovar ou não a incidência da moléstia, o que dará mais tranquilidade e segurança na difícil tarefa daqueles que atuam em nome da Justiça e na prevenção dos direitos dos menores e adolescentes.
(Colaborou Wilson Ferraz)