Conab realiza 5º levantamento da Safra de Grãos 2025/2026 em Minas Gerais

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

A equipe técnica da Sureg/MG coleta informações sobre a área cultivada, o estádio de desenvolvimento das culturas, o percentual já colhido, a produtividade média das lavouras e as condições climáticas observadas no período. 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está em campo, até o próximo dia 23, para a realização do levantamento dos dados para o 5º levantamento da Safra de Grãos 2025/2026 em Minas Gerais. O trabalho busca responder às necessidades de informação do setor produtivo, de órgãos governamentais e de agentes de mercado sobre o andamento da safra de verão.

A equipe técnica da Sureg/MG coleta informações sobre a área cultivada, o estádio de desenvolvimento das culturas, o percentual já colhido, a produtividade média das lavouras e as condições climáticas observadas no período. O levantamento abrange as principais culturas de 1ª safra em Minas Gerais: algodão, amendoim, arroz, feijão, milho e soja.

Os dados são apurados a partir de contato com informantes de instituições parceiras, públicas e privadas, presentes em todas as regiões produtoras do estado. Essa rede de colaboradores permite reunir informações de campo sobre o comportamento das lavouras e possíveis impactos climáticos sobre o calendário de plantio e colheita.

Minas Gerais ocupa a 6ª posição no ranking nacional de produção de grãos. Na última divulgação, em 15 de janeiro de 2026, a expectativa foi de produção de cerca de 18,5 mil toneladas de grãos no estado na Safra 2025/2026.

A soja permanece como a cultura de maior volume produzido em Minas Gerais, com estimativa de cerca de 8,9 mil toneladas nesta safra. As informações consolidadas no 5º levantamento contribuem para o monitoramento da oferta de grãos no estado e para o planejamento de produtores, cooperativas, indústrias e formuladores de políticas públicas.

 

(Ascom)

Notícias Recentes