Muzambinho, 15 de outubro de 2024

Congresso derruba vetos de exigência de publicações na imprensa escrita

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Na  terça-feira (1º) o Congresso Nacional derrubou os vetos (13.16 e 13.27) da Presidência da República, que foram lançados no parágrafo 1º do art 54, bem como sob o parágrafo 2º do art 175 da Lei nº 14.133/2021, que dispensavam a publicação de editais de licitação de órgãos públicos por meio da imprensa escrita de grande circulação.

Campanha pela derrubada do veto foi encetada pela grande imprensa, contando ainda com o apoio das federações e sindicatos representativos como: a ANJ (Associação Nacional de Jornais), Fenapro, Abap, Sindijori, ABI, APJ, Fenajore, AD, Alegal, Adjoribr.    

Com a derrubada do veto, prevaleceu o entendimento de que a licitação pública deve ser transparente para que o cidadão possa ter acesso às informações nos jornais de sua cidade. A nova lei de licitações 14.133/21 estabelece esse processo.

O veto presidencial estabelecido suspenderia a obrigatoriedade das publicações nos jornais e encerraria a transparência das informações. E sem dúvida, causaria o enfraquecimento da imprensa.

A ampla publicidade dos avisos evita fraudes, superfaturamentos, direcionamento em contratos e privilégios.   

(Últimas Notícias)

Notícias Recentes