Muzambinho, 20 de setembro de 2024

Congresso Nacional aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 O Congresso Nacional aprovou, na quinta-feira (15), o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022, que define as metas e prioridades para os gastos do governo no ano que vem. A análise da matéria foi tratada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (Democratas-MG), juntamente com o combate à pandemia da Covid-19, como prioridade dos trabalhos legislativos deste primeiro semestre.

Em virtude do funcionamento remoto do Senado e da Câmara dos Deputados, a Comissão Mista de Orçamento (CMO), colegiado responsável por analisar a proposta enviada pelo Executivo, teve o prazo de funcionamento reduzido. Além da destinação de recursos para os ministérios e órgãos públicos, a LDO 2022 contempla investimentos para a continuidade das ações do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Casa Verde Amarela e de habitação social.

O relatório aprovado, de autoria do deputado Juscelino Filho (DEM-MA), manteve as estimativas do governo no tocante à economia para 2022, como o salário mínimo no valor de R$ 1.147, inflação de 3,5%, um crescimento do PIB de 2,5% e a taxa básica de juros média de 4,7%. A LDO prevê um déficit de R$ 170,47 bilhões nas contas públicas, valor que representa a diferença entre as despesas da máquina pública federal e os recursos arrecadados com impostos, taxas e contribuições. A CMO teve os trabalhos conduzidos pela senadora Rose de Freitas (MDB-ES).

O projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 3/2021 foi encaminhado pelo Executivo em 15 de abril. A matéria segue para a sanção do presidente da República. Com a aprovação da LDO, o Congresso Nacional fica em recesso parlamentar de 17 de julho a 1 de agosto, conforme previsto na Constituição Federal.

(Ascom)

Notícias Recentes