Muzambinho, 5 de dezembro de 2023

Congresso Nacional celebra os 35 anos da Constituição Federal em sessão solene

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Brasília – O Congresso Nacional realizou, na quinta-feira (5), sessão solene para celebrar os 35 anos da Constituição Federal do Brasil, conhecida como a “Constituição Cidadã” e principal símbolo do processo de redemocratização, após a ditadura. Promulgada em 5 de outubro de 1988, a atual Constituição foi elaborada durante a Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988) por senadores e deputados, sob o comando do então deputado Ulysses Guimarães, e contou com ampla participação popular.

A cerimônia desta quinta-feira foi conduzida pelo presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com a presença, no Plenário da Câmara dos Deputados, do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, além de outras autoridades e parlamentares.

Rodrigo Pacheco fez a abertura do encontro e, em seu pronunciamento, destacou que a Constituição de 1988 garantiu ao cidadão a retomada das liberdades de expressão, pensamento e de ir e vir, o fim da repressão que fez milhares de vítimas e o retorno da institucionalidade vigorosa, com a harmonia e independência entre os poderes constituídos.

O senador ressaltou os princípios fundamentais do atual texto constitucional, como a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, a erradicação da pobreza, a redução das desigualdades sociais e regionais e a promoção do bem de todos, sem nenhuma discriminação. Exaltou também as garantias à educação, saúde e ao meio ambiente equilibrado. A estabilidade jurídica e a dignidade humana como fundamento do estado democrático de direito. “A sociedade vencia. A sociedade venceu. E hoje podemos dizer que a sociedade vence a cada dia desses 35 anos que nossa Constituição Federal é vivida e reafirmada como a norma jurídica fundamental de uma democracia sólida e amadurecida”, declarou.

Parlamentares que participaram da elaboração da Constituição Cidadã fizeram discursos durante a sessão. Ainda foi lançada uma edição comemorativa da Constituição, em alusão ao 35º aniversário, impressa pela Gráfica do Senado.

 

(ASCOM)

Notícias Recentes

plugins premium WordPress