Muzambinho, 24 de abril de 2024

Cooperativas apresentam proposta para o plano safra 24/25

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) entregaram ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o documento “Propostas do Sistema Cooperativista ao Plano Safra 24/25”. O objetivo, segundo a entidade,  é aperfeiçoar políticas agrícolas e contribuir para o desenvolvimento do setor.

O documento foi elaborado com base nas necessidades do dia a dia dos produtores rurais, empresários e toda a cadeia do agronegócio. As propostas visam atender de forma mais eficaz as demandas do setor e garantir sua sustentabilidade.

Entre as propostas estão a ampliação das linhas de crédito para o agronegócio, a elevação dos limites de contratação por tomador e a redução das taxas de juros. O documento também destaca a importância de melhorar o acesso ao seguro rural, ferramenta essencial para proteger os produtores contra os riscos climáticos.

As propostas do Sistema OCB também incentivam o fomento ao acesso das cooperativas agropecuárias a programas de promoção da sustentabilidade ambiental. As cooperativas são consideradas peças-chave para a efetividade e capilaridade desses programas, devido à sua capilaridade e proximidade com os produtores rurais.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, reforçou a importância do movimento cooperativista para o desenvolvimento do agronegócio. Ele destacou que as cooperativas são a “mola propulsora” do processo de prosperidade do campo e que as propostas apresentadas visam contribuir para a construção de um futuro melhor para o setor.

O ministro Carlos Fávaro elogiou as propostas do Sistema OCB e destacou a importância da participação do setor na construção do Plano Safra. Ele afirmou que o governo está comprometido em elaborar um plano mais estruturado, inovador e contemporâneo, que atenda às necessidades do agronegócio brasileiro.

Fávaro ressaltou que as portas do Ministério da Agricultura estão sempre abertas para sugestões e que o governo está disposto a trabalhar em conjunto com o Sistema OCB e demais entidades do setor para construir um Plano Safra que atenda às expectativas de todos.

Fonte: Pensar Agro

Notícias Recentes