No dia 2 de julho, Dia do Hospital, a população do Sul de Minas, Leste de São Paulo e Alto Paranaíba receberam um aporte financeiro na saúde pública vindo dos cafezais do cinturão do arábica. Para comemorar a data, o auditório da sede da Cooxupé ficou lotado com diretores de 75 hospitais e Santa Casas da região onde a cooperativa atua. A distribuição dos recursos financeiros faz parte da administração do capital onde a cooperativa mantém seus escritórios.
Os valores foram distribuídos de acordo com a entrega de café feitas nos escritórios da Cooxupé. Em cidades maiores como Alfenas, por exemplo, mais de um hospital foi contemplado. Em Carmo do Rio Claro, três unidade receberam um valor que ultrapassou cem mil reais.
“O cooperativismo é isso, estamos aqui para somar. Esses valores são para auxiliar os hospitais em suas atividades e tratamentos junto à população. A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé fez a doação de R$ 2 milhões para 75 instituições hospitalares municipais e regionais, dentre elas sete oncológicas, presentes na região de atuação da Cooxupé” falou o vice-presidente Osvaldo Bachião Filho.
“Nossos cooperados usam os hospitais da região e esse repasse foi aprovado em assembleia, aqui decidimos em conjunto como vai ser aplicado os recursos e sabemos como os nossos hospitais precisam desse auxílio”, falou Carlos Paulino, cafeicultor e membro do conselho da Cooxupé.
As doações da cooperativa tiveram inicio em 2020, quando o cenário era de pandemia. Desde então, a Cooxupé doou R$ 8,5 milhões para instituições hospitalares, levando em consideração o volume de recebimento de café por parte dos cooperados. Em relação aos hospitais oncológicos, a seleção contempla os atendimentos que abrangem municípios onde a Cooxupé possui suas unidades e núcleos”, explicou Carlos Augusto, presidente da Cooxupé.
“A Cooxupé entendeu a necessidade e a importância de continuar colaborando com os hospitais presentes em municípios da área de atuação da cooperativa, pela relevância dos serviços prestados e, também, por cumprirmos com seriedade e compromisso os princípios cooperativistas. Sempre pensando no bem e na transformação social onde atuamos junto aos nossos cooperados. Nesse sentido, a destinação de recursos acontece há quatro anos, sempre após a aprovação pelo Conselho de Administração da Cooxupé, para auxílio nos diversos tratamentos, entre eles o de caráter oncológico”, disse Bachião durante a cerimônia de entrega do cheques .
O prefeito José Roberto (Nova Resende) agradeceu e explicou que o hospital é mantido com recursos do município e o dinheiro chega em boa hora. “Temos uma media de 100 a 120 pacientes dia no hospital e recebemos esse valor que vai contribuir com a gestão. É importante que o cafeicultor pense onde esta deixando o seus cafés e como tem ajudado seu município, esse é um exemplo para ser copiado”, agradeceu o gestor público.
De Muzambinho estiveram presentes o provedor da Santa Casa, Ivan de Freitas acompanhado pelo diretor administrativo Fernando Silva e pelo tesoureiro Carmo Martins. “Com esse valor, vamos poder pagar a conta de energia da Santa Casa, são onze mil reais que ajudam nas despesas que são muitas”, agradeceu Ivan.
DEPOIMENTOS
“Essa atitude da Cooxupé faz grande diferença para o nosso hospital, para os nossos pacientes e para os 26 municípios que a Santa Casa é referência”. (Kristyan Lazaro Rios Soares, coordenador contábil da Santa Casa de Alfenas)
“A cidade recebe com muita alegria este recurso para o Hospital Municipal”. (Valdemir Diógenes da Silva, prefeito de Rio Paranaíba)
“Quero agradecer a cooperativa por sempre olhar para a área social e principalmente para a saúde. A doação é extremamente importante para o fluxo de caixa da entidade que atende, prioritariamente, pacientes pelo SUS”. (Rafael Olinto, superintendente da Santa Casa de Guaxupé)
“O acesso é gratuito, mas a saúde custa caro. Esse dinheiro vindo da Cooxupé é a demonstração do papel social da cooperativa”, agradeceu Fernando Silva, administrador da Santa Casa de Muzambinho.
“As doações são sempre muito bem-vindas. Em nome de toda a diretoria, dos funcionários, dos médicos e da enfermagem do hospital, fica a nossa eterna gratidão à Cooxupé. O cheque de 45 mil reais vai ajudar nas despesas”. (Silvia Helena de Oliveira, Diretora do Hospital Municipal Santa Rita, de Nova Resende)
“Com esse repasse saudamos uma parte de nossos compromissos. Somos gratos por lembrarem da importância da saúde para nossa região. São 300 mil reais a mais para ajudar no orçamento de uma conta que está sempre crescendo. Que esse exemplo seja copiado por outra empresas e cooperativas da nossa região”. (Daniel Porto Soares, superintendente da Santa Casa de Misericórdia de Passos).
“Dar de si, antes de pensar em si, pensar no coletivo, a Santa Casa de Patrocínio é uma entidade filantrópica e atende as cidades vizinhas, muito obrigada”, agradeceu a representante de Patrocínio.