Muzambinho, 9 de maio de 2024

Cooxupé é a maior cooperativa do ramo agropecuário, segundo Anuário do Cooperativismo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

A Cooxupé é a maior cooperativa do ramo Agropecuário de Minas Gerais, segundo a 16ª edição do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, publicada pela OCEMG (Organização das Cooperativas de Minas Gerais).

De acordo com o relatório, em Minas Gerais, o segmento conta com 193 cooperativas. E a Cooxupé ocupa a 1ª posição no ranking em todos os quesitos: número de ‘Cooperados’ e ‘Empregados’; ‘Ingressos/Receitas Totais’; ‘Sobras do Exercício’; ‘Ativos Totais’; ‘Patrimônio Líquido’; e ‘Capital Social’.

A publicação mostra também que o estado mineiro somou 2,1 milhões de cooperados em 773 cooperativas dos ramos Agropecuário, Crédito, Transporte, Saúde, Trabalho, Produção de Bens e Serviços, Consumo e Infraestrutura, com uma movimentação de R$ 73,4 bilhões na economia mineira. Além disso, apontou que o setor foi responsável por 11% do PIB estadual, e, em tributos, recolheu aos cofres públicos R$ 2,1 bilhões.

Neste contexto, a Cooxupé está na 1ª posição do ranking geral das ’50 maiores Cooperativas’ em relação aos ‘Ingressos/Receitas Totais’, subindo uma posição em comparação a 2019.

Já nas categorias ‘Patrimônio Líquido’, ‘Sobras do Exercício’ e ‘Número de Empregados’, a Cooxupé ocupa a 2ª posição no estado de Minas Gerais.

Na avaliação dos ‘Ativos Totais’, a cooperativa encontra-se em 3º lugar, além da 5ª posição em relação ao ‘Capital Social’. No ranking geral, considerando todas as atividades que envolvem as cooperativas do estado de Minas Gerais, a Cooxupé ocupa a 32ª colocação, sendo a única do ramo Agropecuário na lista das ’50 maiores Cooperativas’.

Para o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, ver a cooperativa ser reconhecida como a maior do ramo agropecuário do estado de Minas Gerais é um enorme orgulho e um alento em tempos de pandemia.

“Este resultado demonstra toda a dedicação e competência da família Cooxupé, que conta com a seriedade de nossos cooperados e colaboradores em fazer a cooperativa crescer, ano após ano, apesar das situações adversas que enfrentamos e fazendo sempre prevalecer o espírito cooperativista”, conclui.

 

(Revista Mídia)

Notícias Recentes