Muzambinho, 9 de outubro de 2024

Cooxupé recebe ministro do Trabalho e Emprego para diálogo sobre o trabalho na cafeicultura

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) recebeu o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, na manhã da quarta-feira (20), no auditório da Matriz, em Guaxupé/MG. Ele conheceu as instalações da cooperativa e participou de uma Mesa de Diálogo com trabalhadores e empregadores sobre os desafios para a promoção do trabalho decente na cadeia produtiva do café do Sul de Minas Gerais. 

Durante discurso, o ministro defendeu a importância da cafeicultura para a economia brasileira e a necessidade do diálogo. “Nós desejamos que essa nossa experiência na Cooxupé sirva para energizar outras regiões do estado e do país para a gente estimular o trabalho decente no setor. As leis devem vir para facilitar a tarefa da fiscalização e acreditamos que o instrumento mais poderoso para a solução de qualquer problema é o diálogo”, afirmou Luiz Marinho.

Além disso, o ministro aproveitou a ocasião para enviar um recado aos trabalhadores rurais. “Queremos dizer aos safristas que eles não precisam se preocupar, pois não perdem o Bolsa Família ao assinar a carteira de trabalho”, ressaltou.

O presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, discorreu sobre a atuação da cooperativa para a promoção das boas práticas entre os cooperados. “Trata-se de um dia marcante para a Cooxupé e para a cafeicultura do Sul de Minas. Trabalhamos incansavelmente na orientação dos nossos cooperados sobre a legislação trabalhista. Temos uma reputação internacional e nosso objetivo é fazer uma aproximação do cooperativismo no intuito de melhorar a relação do trabalho com sugestões sob a apreciação do Ministério do Trabalho e Emprego. Tenham na Cooxupé uma parceira no enfrentamento da relação de trabalho, da legislação e da orientação”, explicou.

Responsabilidade social

Na ocasião, foi realizado um momento solene para a assinatura de um termo aditivo para a inclusão do Instituto Federal do Sul de Minas ao Pacto Nacional do Café, que promove as boas práticas trabalhistas, a sustentabilidade e a responsabilidade social na cafeicultura.

Estiveram na Cooxupé uma delegação do Ministério da Agricultura e Pecuária, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, além de deputados e lideranças do setor.

Os deputados Federais Emidinho Madeira e Odair Cunha, deputado Estadual Luizinho, representantes do Conselho Nacional do Café (CNC) – com o presidente Silas Brasileiro –, OIT (Organização Internacional do Trabalho), Contar (Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais), Senar, Asbraer (Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária), entre outras instituições, também participaram do encontro.

(ASCOM – Phábrica de Ideias)

Notícias Recentes