No domingo (24), o Corpo de Bombeiros de Andradas foi acionado para atender dois grandes incêndios em diferentes localidades.
O primeiro incêndio ocorreu na localidade de Areias, na cidade de Ipuiúna, por volta das 15h, onde um incêndio em vegetação mista estava se alastrando rapidamente. No local, os militares utilizaram bombas costais e abafadores para controlar as chamas. O combate durou cerca de três horas, e 15 hectares de vegetação foram queimados.
O segundo incêndio ocorreu no distrito de Gramínea, em Andradas. A área atingida pelo fogo correspondia, majoritariamente, a um cafezal. Com o apoio de moradores que já estavam combatendo o fogo com a ajuda de sopradores, os bombeiros utilizaram bombas costais e abafadores para controlar as chamas. O fogo atingia, também, copas das árvores nativas, o que dificultava os trabalhos, sendo necessário empregar estratégias como isolamento e retirada de material combustível para evitar o alastramento do incêndio. O combate ao fogo durou das 19h30 à 00h e aproximadamente 10 hectares de vegetação foram queimados. Após controlar as chamas, os bombeiros realizaram a fiscalização do local para evitar qualquer tipo de reignição.
As causas dos incêndios não foram identificadas. O Corpo de Bombeiros reforça que provocar incêndio em vegetação é crime, conforme previsto no artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/1998), sujeito a detenção e multa.
Em caso de emergência, ligue 193. Seguimos trabalhando para proteger a sociedade mineira e o meio ambiente.
(ASCOM)