No dia 15/10, quarta-feira, às 16h a viatura de Salvamento e a viatura de Resgate da 1a Cia Ind de Poços de Caldas deslocaram para um acidente de trânsito envolvendo um veículo de carga tipo carreta e dois caminhões, com a informação inicial de uma vítima presa às ferragens. No local, a equipe constatou que a vítima em estado mais crítico, o Sr. S. R. S., que de fato se encontrava encarcerada (conforme relatos), já havia sido extraída do caminhão Volkswagen, placas ETL-9684, por populares e conduzida por uma ambulância da Prefeitura de Campestre ao hospital da referida cidade.
Procedeu-se à avaliação dos demais condutores envolvidos: o condutor da carreta Volvo, placas FDC6H35, encontrava-se ileso e recusou atendimento da equipe de saúde presente. O condutor do caminhão F-4000, placas PZM-1858, também envolvido, porém sem ferimentos (conforme relatos da PMMG), não foi localizado no cenário da ocorrência para avaliação clínica.
Após análise de riscos e gestão da cena, verificou-se a inexistência de risco iminente de agravamento do acidente, sendo executados os procedimentos de estabilização e calçamento dos veículos para garantir a segurança das equipes e de terceiros. Durante a inspeção, foi identificada uma extensa faixa de derramamento de óleo diesel na pista de rolamento, com aproximadamente 100 metros de comprimento. A fuga de combustível era proveniente do tanque da carreta Volvo, que seguia sentido Poços de Caldas e teve o componente perfurado pela colisão lateral do caminhão Volkswagen.
O óleo derramado, além de tornar a pista escorregadia, escoava para a valeta lateral. A equipe interveio imediatamente para conter o fluxo e iniciou as ações para neutralização do risco na pista. Para tal, contamos com o apoio de terceiros, que ofertaram auxilio, com um veículo, uma picape Fiat Strada de placa EDV1E04, para auxiliar no transporte de serragem, enquanto a cena permanecia sob a gestão da Polícia Militar Rodoviária (PRv), que realizaram o controle do tráfego, esta GUBM deslocou-se à serraria indicada e fez a carga da picape com o material necessário.
Retornando ao local, foi aplicada uma primeira camada de serragem sobre toda a extensão do derramamento. Em ato contínuo, foi acionado apoio da Prefeitura Municipal de Campestre, que enviou uma caçamba com mais serragem e dois colaboradores, os quais nos auxiliaram na aplicação de uma segunda camada, garantindo a completa absorção do combustível.
Com a neutralização total do risco de derrapagem e a segurança da via restabelecida, esta equipe finalizou seu atendimento às 20h do mesmo dia.
(ASCOM)