Covid volta assustar Uberaba 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 

www.sindijorimg.com.br

Covid volta assustar Uberaba

A taxa de transmissão da Covid-19 em Uberaba quase dobrou em uma semana, de acordo com os boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. Entre os dias 7 e 13 de setembro, o índice era de 0,91. Já no período de 14 a 20 de setembro, saltou para 1,77, indicando que cada pessoa infectada pode transmitir o vírus para quase duas outras. Segundo o boletim da Prefeitura divulgado em 22 de setembro, Uberaba registrou 86 novos casos da doença na última semana, totalizando também 86 casos ativos. (Jornal da Manhã – Uberaba) 

https://www.jmonline.com.br/cidade/taxa-de-transmiss-o-da-covid-19-volta-a-subir-em-uberaba-e-acende-alerta-1.548060

Caeté desiste de taxa para caminhões

O projeto de lei 40/2025, que previa a criação da Taxa de Manutenção Viária, (TMV) no valor em torno de 40 reais por caminhão com 4 eixos ou mais que cruzasse ou acessasse o perímetro urbano, foi retirado de pauta e não será mais analisado pela Câmara Municipal. Um dos argumentos da Prefeitura para a criação dessa taxa era que as transportadoras que desgastam as vias locais ajudassem a pagar pela sua manutenção. (Jornal Opinião – Caeté)

https://www.opiniaocaete.com.br/prefeitura-desiste-de-cobrar-taxa-para-caminhoes-circularem-em-caete/

Oktoberfest BH terá mais de 20 cervejarias

Está confirmada para o dia 4 de outubro a partir de meio dia no Parque das Mangabeiras a edição 2025 do Oktoberfest Beagá. Será um evento incrível com comidas típicas, danças tradicionais, mais de 20 cervejarias e 40 rótulos de cerveja. Entre as marcas confirmadas estão Krug Bier, Läut, Verace, Slod, Albanos, Stadt Jever, 040, Vinil e Klaus. Entre as atrações, não pode faltar o desafio do chope, além de danças típicas da tradicional da cultura alemã como a Schuhplattler. Uma das mais famosas é a competição de “chope em metro”. (Jornal MG Turismo – Belo Horizonte)

https://mgturismo.com.br/oktoberfest-beaga-tera-mais-de-20-cervejarias-e-40-rotulos-diferentes-de-cerveja/

Estado obrigado a implementar rede

Em Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público de Minas Gerais, a Justiça negou provimento a recurso interposto pelo Estado de Minas Gerais, confirmando a decisão de primeiro grau que condenou o ente federativo a promover a implementação da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada de Saúde Leste do Sul, que contempla o município de Viçosa, na Zona da Mata. A sentença também condenou o Estado ao pagamento de R$ 100 mil a título de danos morais coletivos, acrescido de juros legais e correção monetária. (Acessa.com – Juiz de Fora)

https://www.acessa.com/regiao/2025/09/285287-justica-condena-estado-de-mg-por-atraso-na-implementacao-de-rede-de-saude-em-vicosa.html

Cartilha orienta nos projetos

Com o objetivo de promover maior clareza, organização e acessibilidade aos procedimentos relacionados à aprovação sanitária de projetos arquitetônicos, a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros acaba de lançar uma cartilha informativa destinada a arquitetos, engenheiros e proprietários de estabelecimentos que necessitam passar pela análise do Projeto Básico de Arquitetura (PBA). (Gazeta Norte Mineira)

https://gazetanm.com.br/vigilancia-sanitaria-de-montes-claros-lanca-cartilha-para-orientar-arquitetos-e-engenheiros-na-aprovacao-do-projeto-basico-de-arquitetura-pba/

Caçamba só com alvará em S. Dumont

Na última semana, a Prefeitura de Santos Dumont divulgou um decreto destinado ao uso de caçambas estacionárias em via pública. Segundo as novas deliberações, toda colocação de caçamba em local comum exige a retirada de alvará, sendo isso de responsabilidade do proprietário. A autorização deve ser requerida na Secretaria Municipal de Obras com antecedência mínima de 5 dias úteis. O alvará passará a ser obrigatório em outubro deste ano. (Portal 14B)

https://portal14b.com.br/Publicacao.aspx?id=619135

Santuário de Muriaé ganha reconhecimento

O pároco do Santuário Nossa Senhora Aparecida, Padre Jair Benedito dos Santos, comemorou a aprovação, na Câmara Municipal, do projeto de lei de autoria do vereador Léo Pereira, que reconhece o Santuário como patrimônio cultural e imaterial do município. Padre Jair ressaltou que a decisão é um marco importante para a comunidade católica e para a própria cidade. “Nossa Senhora Aparecida faz parte da cultura e da vivência de todo muriaeense. Esse reconhecimento ultrapassa a dimensão confessional”, comentou. (Portal Radio Muriaé)

https://radiomuriae.com.br/portal/santuario-nossa-senhora-aparecida-do-porto-e-reconhecido-como-patrimonio-cultural-imaterial-e-anuncia-programacao-da-festa-de-outubro/

 

Notícias Recentes