Crédito rural será tema de seminário promovido pela Emater-MG

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Evento será nesta quinta-feira (17/3), com transmissão pelo YouTube

A Emater-MG promove, nesta quinta-feira (17/3), o seminário “Crédito rural: mudanças e perspectivas”. O evento começa às 9 horas e será transmitido pelo canal do YouTube da empresa. Para acessar, clique AQUI.

A abertura do seminário será feita pelo presidente da Emater-MG, Otávio Maia. Em seguida, o diretor técnico da empresa, Gelson Soares Lemes, fará uma palestra com o tema “Conjuntura do Crédito Rural em Minas Gerais”.

O deputado federal Arnaldo Jardim, autor da Lei do Fiagro, irá fazer a apresentação “O impacto das leis 13.986/2020 e 14.130/2021 no crédito rural brasileiro”. A Lei 13.986 criou novas modalidades de garantia nas operações de financiamento rural e viabilizou a expansão do financiamento ao agronegócio por meio do mercado de capitais.

Já a Lei 14.130 instituiu os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro), que são um instrumento para que o agronegócio possa captar recursos no mercado financeiro. Esses fundos permitem que qualquer investidor, nacional ou estrangeiro, possa direcionar seus recursos ao setor, seja diretamente (com a aquisição de imóveis rurais) ou indiretamente (com a aplicação em ativos financeiros atrelados ao agronegócio).

Encerrando as apresentações, o diretor do Departamento de Política de Financiamento ao Setor Agropecuário, do Ministério da Agricultura, Wilson Vaz de Araújo, fará a palestra “Crédito rural: Recursos controlados, recursos livres, novas modalidades e suas implicações e impactos”.

A mediação do seminário será feira pelo coordenador técnico estadual da Emater-MG, Argileu Martins. Quem estiver assistindo ao evento poderá enviar perguntas que serão respondidas pelos debatedores.

“O seminário é uma grande oportunidade, tanto para técnicos dos setores público e privado, como para produtores rurais. Vamos abordar as mudanças que estão ocorrendo nas linhas de crédito dos recursos controlados pelo governo federal e também dos recursos livres”, afirma o diretor técnico da Emater-MG, Gelson Soares Lemes.

A Emater–MG é uma das empresas que elaboram projetos de crédito rural, para que o produtor possa investir na implantação, ampliação e modernização da infraestrutura de produção e serviços no estabelecimento rural. A principal atuação da empresa é em relação ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Anualmente, a Emater-MG é responsável pela emissão de milhares de Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), necessárias para que os agricultores familiares obtenham crédito e acessem outras políticas públicas.

Assessoria de Comunicação – Emater-MG
Jornalista responsável: Marcelo Varella

 

Notícias Recentes