É muito importante que pacientes que apresentaram sintomas respiratórios por COVID-19 sejam avaliados por um pneumologista e, caso apresente alterações e ou sintomas pulmonares inicie fisioterapia respiratória o quanto antes.
Muitos pacientes pós-Covid apresentam muitas dificuldades: redução de força muscular, diminuição da mobilidade, dificuldades em atividades de vida diária, fadiga aos pequenos esforços, diminuição da resistência cardiovascular.
É fundamental a atuação do fisioterapeuta na reabilitação destes pacientes: exercícios de fortalecimento muscular, de melhora da amplitude de movimento, exercícios aeróbicos para melhora da capacidade cardiorrespiratória e exercícios funcionais. Para que o paciente consiga realizar as atividades de vida diária de forma ideal, é importante que o corpo esteja em bom funcionamento.
Para trabalhar o sistema cardiovascular é importante que sejam feitos exercícios aeróbios de intensidade leve. Uma forma interessante de monitorar é através da escala de Borg.
Já o sistema respiratório é trabalhado, principalmente, através de treinamento da musculatura inspiratória, já que há muita injúria muscular na COVID-19 e o principal músculo inspiratório é o diafragma.
Por sua vez, o sistema muscular deve ser trabalhado com bastante reforço muscular, sempre de forma leve e progressiva.
Trabalhando estes três sistemas (muscular, respiratório e cardiovascular) de forma integrada e com aumento de intensidade gradativo, os pacientes apresentam bons resultados na reabilitação. Estudos mostram que o ideal é que pacientes pós covid-19 realizem fisioterapia de 3 a 6x por semana, podendo combinar atendimentos presenciais com orientações domiciliares.
Dra Renata Gonçalves – Muzambinho e região