Currículo em vídeo na rede social é uma novidade que pode chegar ao Brasil

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Nos Estados Unidos, os usuários do TikTok já podem gravar vídeos com seus currículos e buscarem vagas no mercado. Apesar de não ter chegado ao Brasil, especialista mostra que iniciativa pode dar certo.

 

Nos últimos dias, a rede social TikTok anunciou uma novidade para seus usuários: agora será possível enviar currículos em forma de vídeo. No entanto, a iniciativa chama a atenção do público em geral, que habitualmente adotou a plataforma como espaço para entretenimento e não para fins profissionais.

A proposta do TikTok Resumes é que os candidatos às vagas de empregos mostrem suas experiências e qualificações de uma maneira criativa. No entanto, essa iniciativa ainda é válida oferecida por empresas dos Estados Unidos, o que não quer dizer que tal ideia não seja implantada um dia por aqui.

Para o especialista em produção de conteúdo digital e CEO da TabeLab, Fred Furtado, essa proposta permitirá que a pessoa possa se comunicar de uma nova maneira, saindo do tradicional currículo de texto: “Se o recrutador já utiliza essa plataforma, é sinal de que ele está familiarizado com a maneira que ela funciona. Então uma dica que posso dar é: se você é uma pessoa divertida e carismática, aproveite que este pode ser um lugar para mostrar suas habilidades e qualidades e certamente encontrará um lugar de trabalho que valoriza esse jeito de ser”.

Outro detalhe que ele aponta é que “as empresas têm procurado gente para trabalhar, e não robôs. São pessoas que cada vez mais se aceitam, que tem o seu próprio empoderamento, que tem posições firmes, e uma presença digital forte também”.  Devido à informalidade de uma rede social, Fred mostra como ela pode ser usada a favor do candidato: “A pessoa pode fazer uma dancinha, por exemplo, para contar suas habilidades. Use aquele princípio da rede social para algo a seu favor”.

Além disso, Fred lembra que assim como a versão tradicional, é fundamental manter o currículo atualizado e com informações concretas: “As empresas estão se abrindo cada vez mais para o meio digital. Por isso, ao gravar o vídeo, lembre-se de sempre manter o conteúdo em dia, pois assim quando você tiver a possibilidade de você ser chamado para uma entrevista, o recrutador vai perguntar daquilo que você publicou no vídeo”.

 

(MF Press Global)

Notícias Recentes