Muzambinho, 11 de abril de 2024

Curso de inseminação em abelhas faz parte de projeto mineiro de melhoramento genético

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

Muzambinho está sediando o programa estadual de “Desenvolvimento Sustentável da Apicultura e Meliponicultura do Sul de Minas Gerais.
Com o objetivo de alavancar a apicultura mineira, o Campus do IFSULDEMINAS foi o local escolhido para que as ações ocorram. “Existe a proposta de um projeto de seleção de matrizes de abelhas Apis melífera, visando tornar as colônias mais produtivas e resistentes a pragas e doenças.
Neste caso, a Inseminação instrumental é uma importante ferramenta que pode contribuir para a seleção mais eficiente”, explica o professor Dejair Messager, doutor em apicultura, professor aposentado da Universidade Federal de Lavras e professor convidado do Campus Muzambinho.
Uma das etapas do projeto é a qualificação profissional dos profissionais envolvidos com a apicultura no estado e por este motivo, no período entre 06 e 11 de abril de 2024 vai acontecer o curso de inseminação instrumental em abelhas, explica o apicultor Rubens de Castro.
“Para ajudar na organização, contamos com INOVAVET Jr. a empresa júnior do curso de Medicina Veterinária, explica o coordenador do projeto no estado, o professor Edivaldo Aparecido Nunes Martins.
Com duração de 20 horas, e como foi preciso equipamentos específicos que vão ser disponibilizados para cada aluno, restam apenas 6 vagas. O curso será ministrado pelo profissional argentino Luis Gabriel Dimeo e pelo experiente produtor de rainhas de Santa Catarina, Carlos Alberto dos Santos, fala Rubens Castro.
O curso vai abordar as técnicas usadas para inseminar abelhas rainhas e melhorar a genética das colmeias.
Para mais informações, os interessados poderão entrar em contato com a equipe de organização através dos e-mails: [email protected] e [email protected]
Informações: Prof. Dr. Edivaldo Aparecido Nunes Martins ou com Rubens Castro.

Notícias Recentes