Muzambinho, 13 de novembro de 2024

Cutelaria: jovens rurais de Resende Costa empreendem a partir de arte milenar

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Produção artesanal de facas é um dos itens encontrados no ÉdoCampo, site de vendas criado pela Emater-MG

O casal Ana Paula Resende e o Luiz Henrique Resende está junto desde a adolescência Durante a pandemia, um dos passatempos favoritos dos dois, que hoje estão noivos, era assistir a um programa na TV no qual os melhores ferreiros competiam na fabricação de vários tipos de artefatos cortantes, desde facas a espadas.

Nesse período, em que também cursavam engenharia em Belo Horizonte, decidiram retornar às origens e ir para roça, no município de Resende Costa, na região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. Lá, o Luiz se desafiou a começar a forjar as suas próprias facas, meio que no improviso. “Foi difícil porque eu não sabia amolar uma enxada, mas por acidente eu aprendi a afiar a peça”, conta.

Empolgado com o novo hobby, ele começou a investir em equipamentos e cursos para aprimorar a técnica. As primeiras peças artesanais ele presenteou a família e amigos. “Todo mundo achou que ele estava doido, em plena pandemia, gastando o dinheiro que tinha com isso”, lembra a noiva.

Mas não demorou para o investimento começar a dar resultados. De repente, apareceram pessoas interessadas em comprar as peças artesanais e o casal criou a marca Facas Vencerás. A demanda era, principalmente, por facas para churrasco e outras utilidades na cozinha. Ele produzia, na propriedade na zona rural de Resende Costa, e mandava pra Ana, que vendia na sala da casa em que morava, na cidade.

 

Site de vendas

A demanda foi crescendo, eles decidiram então abrir uma loja física, em Resende Costa, e incrementar as vendas também pela internet. Para alcançar um público cada vez maior, contaram ainda com o auxílio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), que os inseriu no ÉdoCampo, o primeiro site de vendas, com gestão pública, que destaca, sobretudo, produtos da agricultura familiar.

“Nós já fazíamos o trabalho de inseri-los em feiras, agora temos também o ÉdoCampo, que veio para somar e ser mais uma ferramenta de divulgação do trabalho deles”, explica a técnica da Emater-MG, Marina Moreira Rocha.

A plataforma de vendas on-line ÉdoCampo foi lançada pela Emater-MG no final de 2023, com uma ampla variedade de produtos do meio rural, como doces, cafés, queijos, cachaça, mel e artesanato, como as Facas Vencerás. O site reúne atualmente a produção de 86 agricultores mineiros. São aproximadamente 590 itens, entregues no endereço escolhido pelo comprador. O endereço é www.edocampo.com.br.

 

Arte milenar

A cutelaria é uma técnica milenar. Consiste na arte de forjar facas e outros objetos cortantes. O lugar onde o Luiz Henrique forja as suas facas parece um cenário, um galpão antigo, onde um dia funcionou um laticínio. Lá ele passa horas investindo em suas criações.

O processo é todo artesanal. Pacientemente ele transforma uma simples barra de aço em peças únicas. “O que mais se destaca numa peça é que nenhuma é igual a outra, cada cuteleiro tem sua assinatura, não pelo nome, mas pelas características da peça”, reforça Luiz Resende.

Na parceria entre a Ana e o Luiz, ele cuida da produção, a Ana, mais falante e expansiva, é quem administra o negócio e faz toda a divulgação. Na loja física, em Resende Costa, além dos itens de cutelaria, eles expõem outros trabalhos do Luiz, em artesanato de madeira. A Emater-MG, além de auxiliar na comercialização, também os instruiu no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

Com esse registro, o casal pode ter acesso a várias políticas públicas específicas para esse segmento, como o crédito rural com condições facilitadas. Assim, o casal já pensa em expandir os negócios, abrir a propriedade também para experiências de turismo rural e segue trilhando uma história de sucesso, forjada a ferro e fogo.

 

(fonte e fotos: Assessoria de Comunicação – Emater-MG)

 

Notícias Recentes