Muzambinho, 22 de maio de 2024

Definidos temas que poderão nortear PJ Minas em 2022

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Estudantes vão escolher um dos três assuntos: saúde mental, jovem e o mercado de trabalho e educação inclusiva.

Os primeiros passos para a realização do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) 2022 já estão sendo dados. Já foram definidos pela coordenação estadual do projeto de educação política, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), os três temas que serão submetidos à escolha dos jovens participantes. Um deles irá nortear a edição do próximo ano.

Os temas selecionados foram “Saúde mental dos jovens”, “Jovem e o mercado de trabalho” e “Educação inclusiva: acessibilidade e sistemas alternativos de comunicação”.

No último dia 26 de agosto, foi encerrado o prazo para que as coordenações regionais do PJ Minas enviassem à coordenação estadual sugestões para o tema a ser debatido na edição de 2022 do projeto.

Os jovens tiveram que pensar sobre temas de relevância social, com impacto nas realidades locais, e discutir sobre o assunto em cada município. Eles também consideraram critérios como viabilidade e originalidade.

As propostas escolhidas nessa primeira etapa foram submetidas às coordenações regionais que definiram, por meio de critérios que estabeleceram, os temas vencedores em cada polo regional.

Depois disso, 17 sugestões de temas, uma de cada polo, foram submetidas à coordenação estadual, que fez uma compilação técnica das propostas e selecionou os três temas para a votação final, no próximo dia 30 de setembro, em eleição remota.

 

Expectativa – O coordenador estadual do PJ Minas, Ricardo Moreira, da Escola do Legislativo da ALMG, contou que é grande a expectativa em relação à defesa que os jovens vão fazer desses temas e também, posteriormente, em relação à votação ampliada.

Essa votação, como explicou, será remota e com participação de todos os jovens dos diversos polos. “Temos certeza de que o tema para a próxima edição vai ser ótimo para ser trabalhado”, afirmou.

Ricardo Moreira relatou ainda que, com a definição dos três temas, os coordenadores do projeto nas cidades e nos polos poderão discutí-los e preparar os estudantes para a votação.

 

Coordenação estadual destaca temas

Em documento divulgado pela coordenação estadual, foi destacado que o tema “Saúde mental dos jovens” foi um dos mais apontados pelos polos.

“É um tema relevante e atual, tendo em vista indicadores de que vêm se agravando problemas de saúde mental na população em geral e na juventude em particular, devido as suas condições peculiares de vulnerabilidade social, principalmente, no contexto da pandemia da Covid-19, na qual foi restringida a convivência social, tão importante para o desenvolvimento dos jovens”, foi enfatizado no texto.

“Jovem e o mercado de trabalho”, conforme o documento, tem sido um tema recorrente, uma vez que o futuro profissional, a empregabilidade e o acesso ao mercado de trabalho que apresenta insuficiência de vagas são preocupações permanentes desses jovens.

Por fim, o documento lista o tema “Edução inclusiva: acessibilidade e sistemas alternativos de comunicação”, que considera um assunto atual e que não está livre de disputas na sociedade quanto a aspectos legais, operacionais e éticos.

 

Inscrições – Ao mesmo tempo em que as discussões sobre o tema do PJ Minas 2022 se iniciam, estão abertas, até 30 de setembro, as inscrições de câmaras municipais ingressantes para próxima edição do projeto.

No ato da inscrição, é obrigatória a indicação da câmara municipal, inclusive com o CNPJ. Cada casa legislativa poderá inscrever até três pessoas, preenchendo-se no formulário as informações de cada inscrito.

O PJ Minas é realizado em parceria com a PUC Minas e com câmaras municipais e voltado para estudantes do ensino médio.

Notícias Recentes