Deputado Luizinho se reúne com 14 prefeitos, 34 vereadores e representantes de 54 cidades sul-mineiros para apresentação do novo “Minha Casa, Minha Vida”

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Durante o encontro, o parlamentar explicou a importância do programa de construção das moradias populares e reafirmou sua vontade de contribuir para que o maior número possível de mineiros tenham sua casa própria.

O deputado estadual Luizinho (PT/MG), em parceria com o deputado federal Reginaldo Lopes (PT/MG), realizou uma reunião, com a presença de 14 prefeitos, 8 vice-prefeitos e 34 vereadores de 54 municípios do Sul de Minas, para apresentar as diretrizes do novo programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal. O encontro aconteceu no auditório da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Alfenas), na última sexta-feira, 10.

Em Alfenas, Luizinho construiu mais de 2 mil casas populares durante sua gestão como prefeito. O parlamentar reforçou sua vontade de trazer moradia digna para toda a população sem teto de Minas, principalmente da região Sul. “Ajudei a criar o Fundo Nacional de Habitação, foi o primeiro projeto de iniciativa popular do Brasil. Nós pegamos assinaturas, no Brasil inteiro, e apresentamos o programa. Então, nós vimos o programa começar, através do movimento de moradia, e, hoje, estamos nos beneficiando desse Fundo”, relembrou o parlamentar.

A reunião contou com a explanação da secretária de Desenvolvimento Estratégico de Alfenas, Lilian Mara de Castro Azevedo, que explicou sobre a medida 1.162/2023, que recriou o programa. Segundo Lilian, agora, é momento de “fazer o dever de casa e nos preparar para receber os recursos”. Diante disso, a secretária informou que a meta do governo Lula é construir 2.026 milhões de moradias através do Minha Casa, Minha Vida.

Além disso, Lilian afirmou que ainda neste mês, deve sair a regulamentação do programa com valores de unidade de imóveis e como será realizada a seleção de beneficiários. Contudo, houve algumas mudanças no programa, que exige que as moradias não fiquem distantes dos centros urbanos, assim, tendo fácil acesso a mercados, farmácias e hospitais.

Para o deputado federal Reginaldo Lopes (PT/MG), o relançamento do Minha Casa, Minha Vida é algo histórico. “Vamos garantir para a nossa gente moradia digna de qualidade, somando ao programa Bolsa Família. O nosso mandato, em Brasília, está à disposição para ajudar os municípios mineiros. Enquanto um único mineiro ou mineira for sem casa, todos nós seremos. A luta será constante!”, declarou.

 

Parcerias com os municípios do Sul de Minas

            Através dos dados coletados na reunião, o mandato coletivo do deputado Luizinho irá conhecer a realidade de cada município. “Vamos, através dos nossos assessores de base, fazer um relatório sobre cada um dos 54 municípios que estão aqui representados. Através disso, vamos ter um diagnóstico de todas as cidades, conseguindo ver a realidade de cada caso”, disse o parlamentar.

 Diante disso, alguns dos representantes dos municípios presentes parabenizaram a ação do deputado e afirmaram a vontade de serem parceiros do parlamentar. Para o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, de Itaú de Minas, Mackson Antônio da Silva. “Quero agradecer a oportunidade de estar aqui. Desde já, quero dizer que nós vamos precisar do apoio do deputado, é ótimo isso que você está trazendo para gente. Itaú está disposto a abraçar tudo o que vier e for bom para a população”, disse.

Já para a prefeita e presidente da Amesp (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí), Rosângela Maria Dantas, de Inconfidentes, a volta do programa para construir moradias dignas para a população é um “sonho”. “É um orgulho muito grande estar aqui e te ver como deputado estadual. Luizinho, você já me conhece de longa data e sabe que esse sonho eu carrego comigo, de construir essas casas lá na nossa cidade. Temos muito o que aprender e gostaria também de pedir sua ajuda e colaboração. Como presidente da Amesp, eu me coloco à sua disposição para o que você precisar”, declarou.

Segundo Luizinho, através dessa reunião será criado um grupo de trabalho, com representantes dos 54 municípios e assessores do parlamentar. “O intuito desse grupo será orientar e auxiliar os municípios na elaboração de projetos e na obtenção de recursos do programa Minha Casa, Minha Vida”, afirmou o deputado.

 

(ASCOM)

Notícias Recentes