Evento foi realizado em São Pedro da União
No dia 14 de outubro, a Associação dos Cafeicultores do Sudoeste de Minas realizou um encontro em São Pedro da União. A tarde de formação foi focada em resultados e ações dos associados. O encontro também marcou o dia da mulher rural que é celebrado em 15 de outubro.
O primeiro tema tratado foi o empreendedorismo feminino no campo, onde a cafeicultora Marisa Contreras, de Areado relatou sua jornada junto a empresa Três Corações para criar o projeto Florada e valorizar o trabalho feminino nas lavouras. “Tive um sonho e busquei os caminhos e no 9º encontro da Fazenda Capoeira reunimos mil mulheres e os principais players da cafeicultura. Isso se constrói com credibilidade, relacionamentos e foco. É preciso fazer grupos fortes e a denominação Sudoeste abre caminhos para as propriedades dos municípios que integram o projeto”, relatou.
A cafeicultora ainda apresentou resultados de ações de redução do uso de água na propriedade e falou do café do bem, um projeto desenvolvido em parceria com Gelma Franco com renda revertida para o Hospital do Câncer de Barretos.
Os resultados do uso do pó de rocha da BMSolo nas lavouras que aderiram a cafeicultura regenerativa na região que foi apresentada pelo cafeicultor Marcos Pimenta. “A pratica tem que ser acompanhada de pesquisas que comprovam que a sustentabilidade é possível, econômica e agrega e melhora as condições do solo”.
O terceiro tema foi com a professora da UFLA, Campus São Sebastião do Paraíso, Geandra Queiroz. “O Instituto de Ciência Tecnologia e Inovação aponta como o uso das novas tecnologias trazem economia na gestão das propriedades e desmistifica muito a crença que é caro investir em soluções tecnológicas”, relatou a estudiosa.
Durante o encontro, o presidente da Associação, Fernando Barbosa elencou as ações estratégicas que vão ser executadas ainda em 2023 como a participação na Semana Internacional do Café e o concurso da associação. Os municípios que ainda não aderiram a associação devem entrar em contato direto com o presidente para saber como podem participar.
Estiveram presentes cafeicultores da região, as empresas Sebrae, BMSolo, Emater e AMOG.
(Colaborou: Valéria Vilela)