Dia Internacional do Café comemorado na região
Os cafeicultores do cinturão do Arábica anteciparam a comemoração do Dia Internacional do Café, celebrado no dia 01 de outubro. As celebrações foram marcadas por alguns eventos, como concurso gastronômico, homenagem e cafés fair trade, que deram destaques para melhores talhões da safra 2024.
Valeria Vilela, jornalista especializada em café, que mantem uma coluna neste jornal, no programa de Rádio Edição de Sábado e ainda nas emissoras Terra Viva, Agromais, Resende Web e TV Sul, conta a importância da data. “1º de outubro, a comemoração é pelo Dia Internacional do Café, que também foi criada em 2015 pela Organização Internacional do Café (OIC) e tem como objetivo promover a importância e a valorização da bebida em todo o mundo” explica.
As extensionistas da Emater da regional Guaxupé, Sandra Eugenia e Analice organizaram o Segundo Concurso Gastronômico de Poços de Caldas, no último dia 28 de setembro na fazenda Boa Vista.
Durante o evento foram degustados vários pratos doces e salgados que foram feitos com café.
Além do concurso, ocorreram workshop com a profissional Elisangela Paiva que levou seu conhecimento sobre drinks feitos com café. O extensionista Clovis Piza falou do momento que a cafeicultura atravessa com a estiagem e explicou os passos para obter o Certifica Minas. “O Certifica Minas Café é um programa criado pelo Governo de Minas para promover a adoção de práticas sustentáveis, da rastreabilidade, melhor qualidade do grão e da remuneração” explica Clovis.
Em Jacuí, os cafeicultores realizaram a final do concurso municipal que teve como vencedores da safra 2024, Silvano Alípio da Silva (campeão), Solange Maria Carvalhães Arantes (segundo lugar) e José Aparecido Neto (terceira colocação).
Em Cabo Verde, a ASSPROCAFE reconheceu o trabalho do cafeicultor Marcos Carvalho que alavancou os cafés especiais por mais de 12 anos no município. A homenagem foi feita durante a final do concurso municipal que este ano ocorreu no bairro São Bartolomeu. “A homenagem é resultado da dedicação ao café, quando começamos a falar em cafés especiais, em pós colheita era muito novo, um assunto desconhecido. Com a insistência agora nosso município é destaque no estado, temos campeões e valores diferenciados na hora da comercialização. É essa a verdadeira homenagem, a renda dos nossos cafeicultores” falou Marcos.
O jornalista Vagner Alves deu destaque no programa Edição de Sábado (Rural Fm 98,1) para a Copervitae. Alisson Rossi falou sobre a importância da certificação Fair Trade. Citou que a diretoria que transformou nos últimos 12 anos a realidade da cafeicultura em Nova Resende. “Durante a pandemia pudemos comprar os respiradores para o hospital, ajudamos o hospital de Passos. Temos duas usinas de energia solar que beneficiam 200 cooperados. E ainda temos estado no pódio do concurso dos café fair trade, o taça dourada. O Alessandro Miranda e o Fernando Madeira mudaram a situação da Coopervitae” relatou o cafeicultor.
Alisson Rossi, que é filho do ex-diretor da escola agrícola de Muzambinho, José Rossi, ainda relembrou o trabalho do pai junto a cafeicultura. E refletiu sobre a atual situação da cafeicultura em meio a estiagem prolongada.
Menu
Menu