Disputa acirrada marca eleição da AMM, maior associação de municípios da América Latina

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Duas chapas concorrem à presidência na votação marcada para sexta-feira (4)

Maior representação regional de prefeituras da América Latina, a Associação Mineira de Municípios (AMM) realiza na próxima sexta-feira (4) eleição para definir quem estará no comando durante o triênio 2025-2028. Duas chapas estão na disputa, considerada uma das mais acirradas dos últimos anos. Dos 853 prefeitos mineiros, 806 estão aptos a votar, segundo a entidade.
O atual presidente da AMM e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Dr. Marcos Vinicius (sem partido), encabeça a chapa “AMM Independente, Forte e Eficiente”.

Também está na disputa o prefeito de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, Luis Eduardo Falcão (Novo), à frente da chapa “AMM Atuante, Unida e Transparente”. Ambas têm 45 integrantes de todas as regiões mineiras.
Em comum, os dois candidatos propõem mudar o atual estatuto da AMM, para que as eleições sejam realizadas a cada dois anos – atualmente, os mandatos são de 3 anos.

No início de fevereiro, o Conselho Fiscal da AMM aprovou  as contas de 2024, destacando superávit de R$ 5.559.364,78. 

 

Pesquisas mostram cenários opostos na disputa
Os dois grupos em disputa encomendaram pesquisas sobre o cenário eleitoral na entidade. A sondagem apresentada pela chapa da situação mostra o presidente, Dr.Marcos Vinicius, atualmente sem mandato à frente de uma prefeitura, reeleito com 56,67% dos votos válidos e Falcão com 43,33%.
O levantamento foi feito entre 21 de fevereiro e 21 de março, com 806 questionários enviados aos prefeitos: 195 responderam.  A margem de erro da sondagem, elaborada pela Quasar Produções, sediada em Ponte Nova, é de 2,19%, com índice de confiança de 95%.
A outra sondagem, encomendada pela chapa de oposição, foi feita pelo Instituto IA Pesquisas e coloca Falcão na liderança, com 45,87%. Já Marcos Vinícius aparece com 35,32%. Outros 18,81% se declararam indecisos. Dos 806 consultados, 218 responderam. Os dados foram coletados de 21 a 28 de março, pelo WhatsApp. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro, de 6,2 pontos.

 

Eleição da nova diretoria da AMM
A eleição da nova diretoria da Associação Mineira de Municípios está marcada para sexta-feira (4), na sede da entidade (avenida Raja Gabaglia, 385, Cidade Jardim), das 9h às 16h. A AMM representa os 853 municípios do Estado e atua na defesa das demandas das cidades. Os novos diretores serão responsáveis pela articulação entre as prefeituras e demais esferas de governo.

 

(HOJE EM DIA)

Notícias Recentes