Muzambinho, 11 de abril de 2024

Dra. Márcia Zampar assume interinamente a presidência da OAB/Guaxupé

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

A 57ª Subseção da OAB/Guaxupé em parceria com o Rotary Clube Guaxupé Cafezais e ACIG, Associação Comércio e Indústria de Guaxupé, promoveu, na terça-feira, 28 de fevereiro, a partir das 19h30 uma grande solenidade.

Naquela oportunidade foram entregues carteiras funcionais a três novos advogados recentemente aprovados nos exames da instituição, seguido da transmissão do cargo de presidente da subseção à vice, Dra. Márcia Zampar Jorge, e finalmente, aconteceu uma palestra a respeito de Educação Financeira, proferida pelo especialista Josmar Lucas Brasil Rocha.

Participaram do evento, além de profissionais do Direito, associados da ACIG, membros do Rotary Clube, contadores, alunos do Unifeg, e familiares dos novos advogados.

 

Entrega de Carteiras

A mesa que presidiu a primeira parte dos trabalhos foi presidida pelo presidente da subseção local, Dr. Marco Antônio Alves, e ainda contou com a participação da vice-presidente, do presidente do Rotary Clube Guaxupé Cafezais, Walmor, Zambroti; do representante da ACIG, José Luiz; do presidente da subseção de Guaranésia, Dr. Donizete Delorenzo Ribeiro do Valle, do coordenador da ESA, Escola Superior de Advocacia, Dr. José Armando Damito; do advogado e representante do Unifeg, Adriano Geraldelli.

Após prestar o juramento e termo de compromisso, receberam as respectivas carteiras profissionais os novos advogados: Ana Carolina Ferreira Pasqua, Alessandro Martins e Alexandre Ferreira Dias. Com os novos integrantes, a subseção local passa a contar com 473 advogados regularmente inscritos.

Também foram empossados como “delegados de prerrogativas” da 57ª Subseção da OAB/Guaxupé os advogados: Marília Santana Silva e Paulo Costa Souza. Os delegados de prerrogativas têm como função a prestação de auxílio aos demais profissionais do Direito em eventuais dificuldades encontradas no desenvolvimento da atividade profissional junto a órgãos públicos como por exemplo, delegacias de polícia, quartéis da Polícia Militar, promotorias de justiça, entre outros.

 

Transmissão do cargo de presidente

Anualmente, em março, comemora-se o mês da mulher. Diante do fato, e em consideração às senhoras advogadas, o presidente, Dr. Marco Antônio Alves, entendeu por bem transmitir o cargo para a vice, Dra. Márcia Zampar Jorge, como ele já havia feito em 2022.

No passado, a atividade jurisdicional era quase que totalmente exercida pelas pessoas do sexo masculino, porém nos últimos anos as mulheres vêm se integrando de forma igualitária na atividade profissional.

Apesar das limitações impostas pela pandemia do Coronavírus no ano passado, a Dra. Márcia tem demonstrado claramente a sua estrondosa capacidade de trabalho, com grande atuação, fazendo com que as senhoras advogadas se integrem e participem efetivamente nas várias atividades e comissões da OAB.

Nos eventos realizados no ano passado, a presença feminina foi majoritária, demonstrando claramente que as mulheres estão assumindo suas funções na vida social e nas atividades profissionais.

 

Educação Financeira

O educador financeiro, Josmar Lucas Brasil Rocha, com mais de 20 anos de experiência em atividades financeiras, proferiu uma palestra enfatizando “que não existe uma fórmula mágica para se ganhar dinheiro” e da necessidade que as pessoas têm de fazerem um planejamento financeiro, seja para obter uma melhor rentabilidade em suas aplicações, ou até mesmo para evitarem eventuais endividamentos.

Segundo o palestrante, 78% das famílias brasileiras estão endividadas, e as 22% restantes não sabem como aplicar o dinheiro que sobra depois de pagas as necessidades básicas.

Falou das altas taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras e que a maioria das pessoas não se preocupa com as taxas de juros, apenas com o valor das parcelas a serem pagas.

 

Coquetel

No final do evento foi servido um coquetel aos presentes, oportunidade em que os novos advogados, e suas respectivas famílias, puderam se confraternizar com os advogados veteranos.

  (Colaborou: Wilson Ferraz)

Notícias Recentes