Muzambinho, 24 de abril de 2024

Durval Ângelo lança livro e diz que obra é uma ‘convocação para a ação’

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

“As montanhas sagradas, as montanhas encantadas de Belo Horizonte, não podem ser só um ‘retrato na parede’, como nos dizia o poeta Drummond. E não adianta a gente concluir ‘como dói’, como ele diz quando olha a sua Itabira [no poema Confidência do Itabirano]. Com este livro, queremos partilhar um poema, uma denúncia e uma convocação para a ação”.

Foi parafraseando o poeta itabirano, Carlos Drummond de Andrade, que o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Durval Ângelo, lançou na noite desta segunda-feira (15) seu novo livro “BH e as Montanhas Encantadas”, em parceria com o jornalista, professor universitário e ambientalista Adriano de Souza Ventura.
Na obra, os autores apresentam relatos históricos e trazem personagens que vivem até os dias atuais as tradições religiosas em volta das principais serras que cercam a região metropolitana de Belo Horizonte, assim como a história dessas montanhas mineiras.
Da mesma forma que Drummond, que não escondeu os seus protestos contra a exploração mineral, os autores também fazem um alerta aos “ataques e ameaças” que as montanhas sofrem. Além dos textos, eles apresentam diversas imagens destes locais e mostram como a exploração mineral tem sido nos dias atuais.
“Estamos na luta pela nossa Belo Horizonte, temos perdido isso, mas vejam bem, é um patrimônio que surgiu a 2,5 bilhões de anos, que temos a presença de muitas espécies em extinção. O que nós vamos fazer com as nossas serras? Então, nós não somente trouxemos no livro fotos muito bonitas, mas da destruição. Por isso, o livro é um alerta”, afirmou o jornalista e professor Adriano Ventura.
Presenças- O lançamento do livro foi mediado pela jornalista Adriana do Carmo e contou com a presença dos músicos Pereira da Viola, Titane e Guê Oliveira. E com os deputados estaduais Rogério Correia e Ana Paula Siqueira.
Veja as fotos do lançamento:

Lançamento do livro “BH e as Montanhas Mágicas"


Felipe Jácome/Coordenadoria de Jornalismo e Redação

Fonte: Tribunal de Contas de MG

Notícias Recentes