Muzambinho, 22 de maio de 2024

Eleições 2022 em Minas: Zema tem 32,50% e Kalil 24%, diz pesquisa

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Pesquisa da F5 Atualiza Dados, divulgada com exclusividade pelos Associados, mostra que atual governador de Minas bateria o prefeito de BH também no 2º turno

A pesquisa de intenção de votos da F5 Atualiza Dados Pesquisas, encomendada pela TV Alterosa e divulgada com exclusividade pelo Estado de Minas, aponta que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), deve ser reeleito nas eleições de 2022. Cerca de  32,50% da população mineira, na resposta estimulada, afirmaram que votariam no governador do partido Novo.

De acordo com a pesquisa, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), aparece em segundo lugar, com 24% das intenções de voto. Os dois devem se enfrentar em segundo turno.  

Votos nulos ou em branco foram representados por 11,80% e indecisos por 9,50% dos entrevistados.

O deputado federal André Janones (Avante-MG) aparece com 9,50% das intenções de voto, seguido pelo senador Carlos Viana (PSD-MG), com 4,30%, pela deputada federal Áurea Carolina (PSOL-MG), com 2,70%, pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), com 2,50%, pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Agostinho Patrus (PV), com 1,70%, e pelo deputado federal Carlos Melles (DEM-MG), com 1,50%.

O grande número de votos nulos, brancos ou indecisos pode ser explicado pela distância das eleições, previstas somente para o final do próximo ano. É o que diz o diretor-executivo da F5 Atualiza Dados Pesquisas, Domilson Coelho. 

“Devemos levar em consideração o fato de que a população ainda não sabe de forma certeira em quem vai votar, pela falta de candidatos e projetos políticos. O que observamos é, na verdade, uma movimentação nos bastidores que indica que Zema e Kalil devem se enfrentar”, afirma.

Segundo turno

Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela F5 Atualiza Dados Pesquisas, em um segundo turno com cenário onde Zema e Kalil se enfrentam, o governador mineiro seria reeleito, com 40,30% dos votos. Kalil aparece com 31,80%.

Votariam nulo ou em branco 16,80% ou estão indecisos 11,10%.

“O governador de Minas, Romeu Zema, e o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, vem polarizando as pesquisas feitas nos últimos meses. Os dois têm o mesmo foco: o controle da pandemia. Zema vem se mostrando preocupado com Minas e Kalil com BH, o que coloca os dois, de forma discreta, nas movimentações políticas”, pontua Domilson Coelho.

Ainda segundo o diretor-executivo, a polarização entre os dois possíveis candidatos deve ser menor ao longo do tempo. “Assim que saírem novos nomes e candidaturas”, explica.

Questionado se a polarização entre o governador de Minas e o prefeito de BH pode ser efeito de uma polarização nacional, o diretor apontou que sim. “Zema claramente é apoiador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e Kalil já se mostrou diversas vezes opositor aos pensamentos do presidente”, pontua. “Mas observamos que Zema ‘tirou o pé do acelerador’ por sentir um desgaste do presidente, vendo que nos últimos 60 dias, é possível observar um desgaste do governo federal em Minas Gerais”, diz.

No Senado

A F5 Atualiza Dados Pesquisas também estimulou uma pesquisa para prever a eleição dos senadores. A maior parte da população ainda não decidiu em quem deve votar para o Senado. A pesquisa aponta, na resposta  estimulada, que 46,30% dos mineiros estão indecisos. Votos brancos e nulos foram representados por 21,30% dos entrevistados.

O deputado estadual eleito pelo Cidadania e ex-vereador da cidade de Divinópolis, Cleitinho, aparece com 11,20% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), com 7,20%, pelo presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, com 4,70%, pelo suplente do senador Antonio Anastasia, Alexandre Silveira de Oliveira, com 4,20%, pelo deputado federal e ex-ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, com 3,20%, e pelo secretário-Geral do Estado de Minas Gerais, Mateus Simões, com 1,90% das intenções.

A pesquisa

A metodologia de pesquisa utilizada pela F5 Atualiza Dados Pesquisas é quantitativa, realizada por meio de ligações para telefones fixos e celulares junto a uma amostra de eleitores de Minas Gerais.

As ligações ocorreram entre os dias 24 e 25 de junho de 2021 e foram entrevistadas 1.305 pessoas. 

A margem de erro máxima estimada é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.  O nível de confiança utilizado é de 95%.

A F5 Atualiza Dados Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 6ª Região sob o n°6340. 

 

 

(Ana Mendonça* – Estado de Minas

Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie).  

 

 

(foto: Gladyston Rodrigues/EM – Alexandre Guzanshe/EM)

Notícias Recentes