Muzambinho, 24 de abril de 2024

Em parceria com a UFMG, Cabo Verde lança projeto “Olhos Saudáveis”

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

Na quarta-feira (24) a prefeitura municipal de Cabo Verde, via Secretaria de saúde, lançou o projeto “Olhos Saudáveis”, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG.
Olhos Saudáveis é o novo programa que oferece exames gratuitos de retinopatia diabética. Em parceria com a UFMG, a cidade será pioneira na região neste exame e será pólo para cidades como Guaranésia e Juruaia.
A retinopatia diabética é uma lesão da retina (estrutura transparente e sensível à luz, localizada na parte posterior do olho) que tem como causa o diabetes. Os vasos sanguíneos na retina podem deixar escapar líquido e sangue. Com o exame, a cidade, além de diagnosticar, também trabalhará na prevenção da doença em pessoas com diabetes.
Alunos e professores da UFMG estiveram no município para o lançamento do programa, capacitação dos profissionais de saúde e no acompanhamento do mutirão que foi realizado no dia 25 em mais de 100 pessoas.
“O Projeto Olhos Saudáveis vem para ratificar nossa parceria sólida com a UFMG. Cabo Verde mantem programas com a Universidade desde o ano passado. A qualidade do nosso serviço na saúde pública e a ótima relação com o corpo docente e discente da Universidade fizeram com que a coordenação do Curso de Medicina olhasse nossa cidade como referência na região. Estamos adquirindo o equipamento e o nosso povo terá em dias o resultado de um exame que demorava meses até ficar pronto.”, salientou o secretário de Saúde Ademir Coutinho.
A UFMG atua em Cabo Verde desde 2021 enviando alunos do último ano do Curso de Medicina para vivenciar o dia a dia nos ESF’s do município. Até agora, mais de 10 universitários já estiveram em Cabo Verde atendendo a População via Internato Rural, estágio de caráter obrigatório aos estudantes para propiciar vivência, de forma autônoma, da realidade sanitária nos municípios. A UFMG foi a primeira a instalar um programa desse tipo no Brasil.
O exame feito em Cabo Verde é enviado instantaneamente para o Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, parceira da UFMG. A equipe de oftalmologia elabora o laudo e retorna à Secretaria de Saúde. Tudo via telemedicina e de forma gratuita à população.
Para o prefeito Cláudio Antônio Palma “Cabo Verde precisa cada vez mais abrir novos horizontes e aproveitar todo o conhecimento que brota das instituições de ensino superior. E ter uma parceria com uma das melhores universidades do país comprova que a saúde do município vai bem e, mais do que isso, o que há de mais moderno na área está sendo usado na população de Cabo Verde e, agora, também da região. A partir deste exame de retinopatia, a gente deixa de enviar pacientes para outras cidades e estamos aptos a receber pessoas de fora para exames que só o nosso município faz gratuitamente”.

(ASCOM)

Notícias Recentes