Muzambinho, 17 de junho de 2024

Emater-MG e Faemg unem esforços para ampliar o serviço de assistência técnica para os produtores mineiros

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

Os profissionais da Emater-MG serão capacitados na metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (AteG), desenvolvida pelo Senar.

O Governo de Minas, por meio da Emater-MG e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), firmou um protocolo de intenções com o Sistema Faemg/Senar para a ampliação da assistência técnica e gerencial aos produtores rurais mineiros, além de ações conjuntas para o desenvolvimento rural sustentável do estado. O acordo foi assinado, na quarta-feira (4/10), na sede do Sistema Faemg/Senar, em evento que teve a presença do vice-governador, professor Mateus Simões.
O objetivo do protocolo de intenções é ampliar o serviço de assistência técnica e gerencial no estado, conforme a metodologia do Senar, agregando a expertise e a capilaridade do Governo de Minas Gerais, por meio da Seapa e a Emater-MG. Entre as atribuições do Sistema Faemg/Senar está a capacitação dos profissionais da Emater-MG na metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) desenvolvida pelo Senar e voltada para a melhoria da gestão da propriedade e geração de renda.
Projeto Jaíba
Inicialmente, a proposta é atender aproximadamente 300 a 400 produtores em diversas regiões do estado, sendo um grupo de produtores a serem escolhidos no projeto irrigado do Jaíba (aproximadamente 30 produtores). O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, destacou a importância da união de esforços para ampliar a assistência técnica no estado. “Junto com o Senar, podemos melhorar o atendimento aos produtores e alcançar locais que antes não conseguíamos. Uma das prioridades é o suporte ao Projeto Jaíba, especialmente para os pequenos agricultores no DIJ-1. Tanto a Emater quanto o Senar reconhecem que não há crescimento econômico, desenvolvimento e produção sem assistência técnica. Por isso, estamos juntos para atender com mais qualidade um número maior de produtores no estado. Lá na ponta, essa união vai se traduzir em mais emprego e renda para os mineiros”, enfatizou o secretário.
O diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, também enalteceu a importância das parcerias estratégicas para potencializar as políticas públicas no setor agropecuário. “Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe. A parceria com a Faemg/Senar chega a ser algo natural, já que ambas instituições prestam Assistência Técnica aos produtores rurais mineiros. Precisamos ter essa mentalidade de unir esforços para buscar os melhores resultados. E é isso que buscamos com essa parceria. Esperamos que seja apenas o início de uma relação que potencialize as ações de ambas instituições e que resulte num setor agropecuário mineiro cada vez mais pujante.
Pelo acordo, a Secretaria de Agricultura vai oferecer apoio logístico e operacional no desenvolvimento das ações, atividades e programas. As ações serão implantadas em diversas regiões do estado, mas a definição dos locais ainda será feita, com o detalhamento das ações. Já a Emater-MG vai definir, em parceria com o Sistema Faemg/Senar, as temáticas de capacitações e programas, os locais e períodos de realização.
Segundo o presidente da Emater-MG, Otávio Maia, os valores desse projeto inicial superam R$ 3 milhões para 24 meses de execução. A estatal mineira tem convênio com 811 municípios do Estado, mais de 95% de cobertura, beneficiando anualmente mais de 300 mil produtores rurais com assistência técnica e extensão rural, públicas. Só em 2022, foram cerca de dois milhões de atendimentos prestados a agricultores familiares e suas organizações.
Gestão de propriedades rurais
O Programa ATeG envolve desde o planejamento financeiro e gestão das propriedades ao aprimoramento das práticas de produção. A metodologia é desenvolvida em cinco etapas, que envolvem diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados.
Segundo o presidente do Sistema Faemg/Senar, Antônio de Salvo, desde 2016, o Senar Minas tem trabalhado com a assistência técnica e gerencial, por meio do Programa ATeG. “Com a parceria, queremos agregar a expertise e capilaridade do Governo de Minas para fazer com que o ATeG chegue a mais produtores, além de realizarmos ações conjuntas para o desenvolvimento rural sustentável do estado”. O Sindicato de Produtores Rurais será responsável por mobilizar os produtores, contando com o auxílio dos profissionais da Emater-MG, quando necessário.

Assessoria de Comunicação – Emater-MG
Jornalista responsável: Flávia Freitas

Notícias Recentes