Emater-MG entrega notebooks a jovens rurais para fortalecer a gestão nas propriedades

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Fotos: Divulgação Emater

Ação beneficia participantes do Programa Futuro no Campo, nas áreas de café

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) iniciou a entrega de notebooks a 121 jovens participantes do programa Futuro no Campo, em diversas regiões do estado. O programa foi criado para incentivar a sucessão familiar no meio rural, com oferta de capacitação, assistência técnica e ferramentas de gestão. Os beneficiados com os notebooks fazem parte dos projetos Jovens do Café e Jovens do Leite, duas frentes de trabalho do Futuro no Campo.

Os equipamentos entregues serão utilizados para a organização e controle das atividades nas propriedades, por meio de planilhas e sistemas de gestão específicos para as cadeias do leite e do café. Além disso, os notebooks permitem o acesso a plataformas de ensino e a conteúdos técnicos, essenciais para que os jovens coloquem em prática os conhecimentos adquiridos durante o programa.

Antes da entrega dos notebooks, os jovens passam por uma capacitação on-line, com carga horária de quatro horas e por treinamentos presenciais, com 16 horas de duração, em temas relacionados à cafeicultura e à bovinocultura de leite. Os cursos foram elaborados por especialistas da Emater-MG e aplicados com apoio dos técnicos locais.

Segundo a coordenadora estadual do programa, Luziane Dias de Oliveira, o fornecimento dos notebooks garante as condições para que os jovens possam empreender, aumentar a renda familiar e permanecer no meio rural com perspectivas de futuro. “São jovens cujas famílias têm a atividade da cafeicultura ou da bovinocultura de leite já estabelecidas. Eles poderão fazer toda a gestão com as ferramentas e planilhas oferecidas pela Emater-MG, além do acompanhamento técnico”, explica.

Sucessão na queijaria

O jovem Mateus Correia Queiroz, de 17 anos, mora com os pais em uma propriedade de Materlândia, no Vale do Rio Doce. Ele é o mais novo entre cinco irmãos e foi selecionado pelo Futuro no Campo na área de pecuária leiteira. Mateus e os irmãos ajudam o pai no trabalho diário da Queijaria Queiroz e Filhos.

Agora, com um notebook em mãos, Mateus afirma que vai ser mais fácil contribuir com os negócios da família. “Eu tinha apenas o celular para assistir às aulas, era mais complicado. Com o computador que eu recebi agora, consigo ter maior flexibilidade para estudar e pesquisar coisas novas. E, principalmente, trabalhar na gestão da propriedade para ajudar meus irmãos e meu pai a seguir adiante na roça”, declara.

 

Outras atividades

A chamada pública do programa Futuro no Campo recebeu mais de 1,4 inscrições. Foram selecionados 506 jovens entre 16 e 29 anos, em todas as regiões de Minas Gerais, de famílias atendidas pela Emater-MG. O programa é composto por três projetos principais: Jovens do Café, Jovens do Leite e Jovem Empreendedor Rural, com ações práticas em avicultura de postura, apicultura, fruticultura e olericultura.

Para os jovens que integram o projeto Jovem Empreendedor Rural, os kits de fomento começam a ser entregues em breve. Eles incluem itens como ração, ferramentas, sementes, mudas, colmeias e sistemas de irrigação, conforme a cadeia produtiva escolhida por cada participante.

O investimento inicial no Futuro no Campo foi de R$ 1,9 milhão, com recursos próprios da Emater-MG. A expectativa é que o programa seja ampliado com o apoio de parcerias públicas e privadas.

 

(Ascom Emater)

Notícias Recentes