Muzambinho, 12 de julho de 2024

Emater-MG oferece 55 cursos durante a Semana do Fazendeiro

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O evento, totalmente on-line este ano, chega a sua 91ª edição 

A 91ª edição da Semana do Fazendeiro da Universidade Federal de Viçosa (UFV) começa na segunda-feira (12/7) e segue até sexta-feira, com uma extensa programação totalmente virtual. Parceira do evento, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), oferece 55 cursos durante a semana, em tempo real e pré-gravados. Além dos cursos, a Emater-MG, promove também a 12ª Semana da Juventude Rural, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da empresa, nesta segunda-feira, a partir das 15h e a 8ª Semana da Mulher Rural, que ocorre nesta terça-feira, no mesmo canal e horário.

“A Emater-MG é parceira há anos desse importante evento voltado para os homens e mulheres do campo. Além dos cursos e das semanas da Juventude e Mulher Rural, a Emater-MG participa ativamente do quinto torneio leiteiro e da feira do Pró-genética. Atividades que levam conhecimento e tem impacto importante no desenvolvimento sustentável do meio rural”, comenta a gerente da Unidade Regional da Emater-MG em Viçosa, Raphaela Pinheiro de Souza.

Este ano, a Semana do Fazendeiro trabalha o tema: “Novos Tempos: Reconstruindo Saberes e Ações”. Em função das restrições impostas pela pandemia, o evento será realizado de forma on-line, através do site www.semanadofazendeiro.ufv.br.

A Emater-MG oferece cursos nas áreas de associativismo, economia solidária e comercialização; bovinocultura, cafeicultura, conservação do solo e da água, culturas do milho, feijão, palmito e tomate; fruticultura, hortaliças, processamento de alimentos, tratamento e aproveitamento agrícola de resíduos, conservação do solo e da água, direito no campo, plantas medicinais, práticas pedagógicas, entre outros.

12ª Semana da Juventude Rural

A juventude rural sempre foi público prioritário da Emater-MG, desde os tempos em que ainda era ACAR, com o desenvolvimento de políticas públicas exclusivamente voltadas para eles. A Semana do Fazendeiro se tornou um espaço importante de ações e debates para esse grupo, dessa forma, incorporou a Semana da Juventude Rural, que já está em sua décima segunda edição.

O objetivo do evento é fortalecer o papel da Juventude Rural no campo, assegurando assim a produção agropecuária da agricultura familiar e a oferta de alimentos seguros na mesa dos brasileiros. “Para isso, é importante promover condições para que os jovens participem do processo de planejamento das propriedades, das discussões sobre sucessão familiar, além de propiciar a eles acesso a novos conhecimentos, tecnologia e mercados, sejam institucionais ou de grande consumo”, comenta Raphaela.

Este ano, o evento será online, a partir das 15h da segunda-feira dia 12 de julho, através do canal do YouTube da Emater-MG e contará com palestra da professora Viviani Silva Lírio, da UFV, falando sobre “A importância do jovem empreendedor para o futuro do Brasil”. O encontro conta ainda com as presenças do diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia e do professor José Ambrósio Ferreira Neto, pró-reitor de extensão e cultura da UFV.  

8ª Semana da Mulher Rural

As mulheres rurais são protagonistas do avanço da agricultura familiar. Para potencializar o papel delas no campo, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFV, juntamente com a Emater-MG construíram a Semana da Mulher Rural. O encontro surgiu para atender uma demanda surgida nos encontros Municipais de Mulheres Rurais e outras atividades de extensão desenvolvidas nos municípios da Zona da Mata Mineira, durante a Semana do Fazendeiro.

O evento busca favorecer a troca de experiências entre as participantes, facilitando a organização de novos espaços para sua atuação, com a realização de palestras e atividades recreativas. Este ano, a Semana da Mulher Rural será totalmente on-line, com destaque para a palestra “Desafios da mulher rural nos tempos atuais”, ministrada pela pedagoga, mestre em extensão rural pela UFV, Maria Auxiliadora Tavares Carvalho, que também foi extensionista da Emater-MG por mais de 40 anos.

Participam ainda do evento, nesta terça-feira, 15h, pelo canal do YouTube da Emater-MG, o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia e o professor José Ambrósio Ferreira Neto, pró-reitor de extensão e cultura da UFV.  
 

91ª Semana do Fazendeiro
Data: 12 a 16 de julho
Site: www.semanadofazendeiro.ufv.br
YouTube da Emater: youtube.com/ematerminas

 

(Assessoria de Comunicação – Emater-MG / Jornalista responsável: Aline Louise)

 

Notícias Recentes