Muzambinho, 3 de dezembro de 2024

Emater-MG promove fórum no Sudoeste de Minas para impulsionar a regularização de agroindústrias

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Encontro busca soluções práticas para desafios enfrentados por pequenos produtores

 A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) irá promover, na próxima quarta-feira (13/11), o 2º Fórum Estadual Agroindústria Legal. O evento começará às 13 horas, no Centro de Eventos Joanito da Fonseca, no município de São João Batista do Glória, no sudoeste do estado.

O fórum discutirá os desafios e o potencial das pequenas agroindústrias em Minas Gerais. “Vamos debater as condições que temos hoje e o que podemos oferecer aos nossos produtores que trabalham com agroindústrias para obterem a habilitação sanitária. Sabemos que essa regularização proporciona dignidade ao produtor e segurança para comercializar seus produtos. A regularização permite também atender bem o consumidor, gerando renda e lucro”, afirma o gerente do Departamento Técnico da Emater-MG, Milton Nunes.

São esperados cerca de 170 participantes, entre produtores, empreendedores rurais, técnicos da Emater-MG, além de fiscais da Vigilância Sanitária e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A programação contará com uma palestra magna, cinco painéis e debates sobre regularização e desenvolvimento das agroindústrias.

A Emater-MG pretende realizar etapas do Fórum em todas as regiões do estado. A primeira foi realizada em Ipatinga, em agosto, e reuniu 250 participantes. Para o início de 2025, está prevista uma nova edição no Norte de Minas. Os eventos também servem para a Emater-MG aplicar questionários com os produtores e conhecer melhor as dificuldades que enfrentam.

“Em Ipatinga, fizemos um diagnóstico com os produtores e identificamos que os principais desafios citados são a falta de crédito e a burocracia para a regularização da agroindústria. Esses fóruns buscam soluções práticas e viáveis para superar esses desafios. Precisamos de uma ação conjunta entre produtores rurais, setor privado, órgãos reguladores, Emater-MG e governo para construir um ambiente mais favorável ao crescimento das agroindústrias, especialmente as de pequeno porte”, explica Suzana Kanadani Campos, coordenadora estadual de Agroindústria da Emater-MG.

Silmara da Silva Ferreira, produtora de quitandas no município de Timóteo, no Vale do Aço, participou do primeiro fórum e destacou o aprendizado. “Foram discutidos pontos importantes sobre a legalização das agroindústrias. Para mim, os principais são a adequação do espaço e a padronização dos alimentos que produzimos”, disse.

 

Agroindústrias em Minas Gerais

Um levantamento da Emater-MG feito em 2023 mostra que Minas Gerais possui 32.615 unidades de processamento familiar, distribuídas em 737 municípios. A produção totalizou mais de 148 mil toneladas. O estudo também revelou que 98,1% desses estabelecimentos são individuais, ou seja, pertencem a uma única família.

Os derivados do leite lideram a produção das agroindústrias familiares em Minas Gerais, com 11.332 unidades, sendo 7.776 voltadas exclusivamente para queijos artesanais. Esse grupo também inclui iogurtes, manteiga, doce de leite e diversos tipos de queijo.

Na sequência, estão as agroindústrias de mandioca, com 5.647 unidades que produzem beiju, farinha, polvilho azedo e doce. Em terceiro lugar, estão as agroindústrias familiares de cana-de-açúcar, com 3.696 estabelecimentos, responsáveis pela produção de cachaça, rapadura, açúcar mascavo, melado e rapadurinha.

O 2º Fórum Estadual Agroindústria Legal é uma realização da Emater-MG, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e conta com o apoio do IMA e do Sicoob Sarom.

As inscrições para o Fórum são gratuitas e podem ser feitas neste link.

 

Assessoria de Comunicação – Emater-MG
Jornalista responsável: Marcelo Varella

 

Notícias Recentes