No dia 30 de outubro, Cabo Verde celebrou 158 anos de Emancipação Político-Administrativa com uma programação especial que encheu o município de orgulho e festividade. Para marcar a ocasião, o prefeito Claudinho recebeu a ilustre visita do embaixador das Ilhas de Cabo Verde, José Pedro Chantre D’Oliveira, que teve a oportunidade de conhecer de perto a rica história, tradições e cultura da cidade.
A celebração foi abrilhantada por um belíssimo desfile cívico, com apresentações dos alunos das escolas estaduais e municipais e a participação da fanfarra da Escola Estadual Pedro Saturnino de Magalhães, regida pelo maestro Vagner Anacleto. O desfile trouxe momentos de alegria e emoção, homenageando a cidade e promovendo o civismo entre os munícipes.
O embaixador, visivelmente emocionado, saudou a população e parabenizou Cabo Verde pelo progresso alcançado, destacando os laços culturais e históricos que unem o município e o arquipélago africano. Em sua visita, ele esteve em reunião na câmara com os vereadores, visitou a Sala Mineira do Empreendedor e conheceu a Casa do Artesão, onde foi recebido com um delicioso coffee break. Foi uma data memorável, marcada por momentos de gratidão e estreitamento dos laços entre as duas Cabo Verde.
O embaixador da República de Cabo Verde José Pedro Chantre D’Oliveira fez uma visita de cortesia a cidade mineira com o mesmo nome, nesta semana de aniversário de Cabo Verde. O prefeito Claudio Palma, junto com o vice Marcelo da Roçadeira e o Secretário Assistência Social e Habitação Popular Adriano Lange, receberam o embaixador.
Para o prefeito, o encontro foi importante, pois fortalece o vínculo entre os dois países. “Cabo Verde, que é um pais da África, mantem uma embaixada em Brasília. Temos o mesmo nome e uma história que se encontra, esse contato foi importante pois abre espaço para parcerias comerciais e culturais”, falou Claudio.
A visita ocorreu por ocasião do aniversário de 158 anos de emancipação da cidade mineira. A cidade foi fundada em 15 de agosto de 1762 com emancipação político-administrativa em 30 de outubro de 1866, data em que se comemora o aniversário da cidade.
“Cabo Verde é formado por dez ilhas. A distância entre a costa nordestina do Brasil e a costa do nosso pais é de três horas e meia. Pedro Alvares Cabral, inclusive, antes de descobrir o Brasil, teve que parar na Ilha de São Nicolau, onde se abasteceu de água, comida. Também renovou a energia eólica, pois as caravelas eram movidas a vento naquela época e ai sim chegar a Bahia em 1500”, contou o embaixador.